Autor: Barkha Roy
O segundo cabeça de chave masculino, Daniil Medvedev, avançou para a quarta rodada da atual campanha do Madrid Open na segunda-feira após uma vitória difícil sobre o qualificatório Alexander Shevchenko por 4-6, 6-1, 7-5.
O jogador de 22 anos começou dominante na partida e abriu 5-1 no primeiro set. No entanto, Medvedev começou a voltar ao jogo, com sua típica resiliência, vencendo por 5-0 no segundo set. Medvedev encontrou-se em desvantagem de 0-2 e depois 2-4 no terceiro set, após um desempate forçado, mas conseguiu evitar uma surpresa mantendo uma maior consistência do que Shevchenko na última parte do jogo.
O jogador de 27 anos agora enfrentará Aslan Karatsev no jogo da quarta rodada. O qualificador de 29 anos derrotou Alex de Minaur, 16º cabeça de chave, por 6-3, 4-6, 6-4 para avançar às oitavas de final, onde enfrentará seu compatriota na terça-feira.
Enquanto isso, o americano Taylor Fritz registrou uma vitória em sets diretos por 6-1, 7-6 (4) sobre Cristian Garin para avançar às oitavas de final. Ele agora alcançou a Rodada de 16 em todos os oito eventos da ATP que disputou neste ano calendário, incluindo três em saibro. Em outra partida surpreendente, o argentino Pedro Cachin derrotou o nono cabeça de chave Frances Tiafoe na quarta rodada, vencendo por 6-1, 7-6(2). Ele agora vai enfrentar Jan-Lennard Struff, que derrotou Dusan Lajovic por 6-7(2), 6-3, 6-3.
Em outra surpresa, o chinês Zhang Zhizhen derrotou Cameron Norrie por 2-6, 7-6 (2), 7-6 (2) para avançar para a próxima rodada, onde enfrentará Taylor Fritz.
No evento feminino, a número 1 do mundo Iga Swiatek avançou para as quartas de final do Madrid Open pela primeira vez depois de vencer Ekaterina Alexandrova por 6-4, 6-7 (3), 6-3. Ela enfrentará a 27ª cabeça de chave Petra Martic nas quartas de final. Martic avançou para as quartas de final após uma vitória surpreendente sobre a 11ª cabeça de chave Barbora Krejcikova por 6-3, 7-6 (1).
Foi um dia misto para os brasileiros no torneio, pois a dupla masculina Brasil-Alemanha de Marcelo Melo e Alexander Zverev foi eliminada na rodada de 16 por Rohan Bopanna e Matthew Ebden, em um jogo de três sets com parciais de 4-6, 6-1, 5-10. Na chave feminina de duplas, a brasileira Beatriz Haddad Maia e a bielorrusso Victoria Azarenka receberam uma desistência da dupla EUA-Rússia de Caty McNally e Anna Kalinskaya em seu jogo da rodada de 16 avos.