Autor: Barkha Roy
O cabeça de chave masculino nº 1, Carlos Alcaraz, avançou de fase para as oitavas de final, no Aberto de Madri, com uma vitória por 6-2 e 7-5 sobre Grigor Dimitrov, no domingo. Ele enfrentará Alexander Zverev na próxima rodada, em uma revanche da final do Aberto de Madri de 2022, depois que o 13º cabeça de chave conseguiu uma vitória fácil contra o francês Hugo Grenier, ao derrotá-lo em dois sets (6-1, 6-0).
Alcaraz, que não estava em sua melhor forma na partida anterior das oitavas de final, contra o cabeça de chave Emil Ruusuvuori, continuou sua luta contra Dimitrov neste jogo. No entanto, ele selou a vitória, convertendo quatro de suas seis oportunidades de intervalo, sendo quebrado apenas uma vez.
Depois de defender com sucesso seu título no Barcelona ATP 500 no último domingo, Alcaraz tenta completar a dobradinha em casa pela segunda temporada consecutiva. Ao longo de quatro campanhas, ele vencei 17 jogos consecutivos em solo espanhol. Para vencer o campeonato em Madri, ele deve aumentar esse total para 21.
Enquanto isso, Zverev ganhou 86 por cento (17/20) dos pontos na rede, acertou 26 pontos vencedores e quebrou o saque de Grenier seis vezes, para registrar sua 12ª vitória do ano. O alemão também é um dos candidatos ao título na competição, com um recorde de 21-3 no Aberto de Madr,i e chegando às quartas de final em todas as cinco participações anteriores, vencendo o torneio em 2018 e 2021.
Em outro empate masculino, Karen Khachanov também chegou as oitavas de final do torneio, depois de vencer o número 20, Roberto Bautista Agit, por 7–5, 4–6, 6–3 em um jogo muito disputado.
No evento feminino, a número 1 do mundo Iga Swiatek derrotou Bernards Pera, dos Estados Unidos, por 6–3, 6–2, para avançar para a próxima rodada. A jogadora de 21 anos quase perdeu o primeiro set, mas voltou com força para vencer a partida em dois sets e em uma hora e 15 minutos.
Em outro jogo feminino, a terceira cabeça de chave, Jessica Pegula, também chegou às oitavas de final. Ela derrotou Marie Bouzkova, da República Tcheca, por 6–4, 7–6 (7–2). Na partida das oitavas de final, ela enfrentará Martina Trevisan, da Itália.
Ontem também vimos a brasileira Luisa Stefani fazer parceria com a canadense Gabriela Dabrowski, no jogo da segunda rodada de duplas femininas, onde a dupla brasileira-canadense levou a melhor sobre as irmãs russas Andreeva, por 6-3 e 7-5, para chegar à próxima fase da competição.