Autor: Monojit Mandal
O Nuggets venceu o Phoenix por 125 a 107 na primeira partida das semifinais da Conferência Oeste da NBA, muito em virtude da boa ação de Jamal Murray, que marcou 34 pontos.
O Suns entrou no jogo como um dos times mais quentes da liga, tendo vencido nove dos 10 jogos anteriores, mas não conseguiu igualar o poder de fogo do Nuggets. Nikola Jokic, o duas vezes jogador mais valioso da NBA, liderou o Denver com 24 pontos e 19 rebotes, por outro lado, seis outros jogadores do Nuggets marcaram pontuações de dois dígitos.
O Suns começou rápido, acertando 66,7% de seus arremessos em um primeiro quarto tenso que viu 14 mudanças de liderança. Eles lideraram por um ponto no início do segundo quarto, mas o Nuggets rapidamente assumiu o controle, liderando por 68-51 no intervalo.
Apesar dos melhores esforços do Suns, liderados pelos 29 pontos do bicampeão da NBA Kevin Durant e 27 de DevinBooker, o Nuggets deu resposta a cada corrida e o Suns não trouxe a diferença abaixo de 10 pontos no segundo tempo.
Murray se destacou, acertando três pontos consecutivos para iniciar uma sequência de 14 a 0 no quarto período que impulsionou o Nuggets para uma vantagem de 120 a 95. Foi um retorno à forma de Murray, que perdeu toda a temporada de 2017 devido a uma lesão no ligamento do joelho esquerdo.
“É ótimo poder causar impacto na época mais importante do ano“, disse Murray à TNT.
As estatísticas mostraram o domínio do Denver, já que eles acertaram 16 pontos de três pontos contra sete do Phoenix e marcaram 18 pontos em 16 viradas do Suns.
A vitória ajudou o Nuggets a chegar a 38-7 em casa na temporada regular e nos playoffs. Na segunda-feira, eles sediarão o segundo jogo da série melhor de sete.
Jokic chegou ao ponto de sugerir que o Suns pode ser considerado o favorito na série, mas o Nuggets provou suas credenciais no campeonato com um forte desempenho no primeiro jogo.
Se o Suns quiser desafiar o Nuggets no jogo dois, eles precisarão se recuperar rapidamente, mas terão ânimo com o bom começo e com o conhecimento de que têm potencial para jogar no mais alto nível.
Resultado: Suns 107 – 125 Nuggets