Autor: Monojit Mandal
A NBA e a National Basketball Players Association (NBPA) assinaram formalmente um novo acordo coletivo de trabalho que durará até a temporada 2029-30. O acordo de sete anos entrará em vigor em 1º de julho de 2023. Em um comunicado conjunto divulgado na quarta-feira, a liga e o sindicato anunciaram a ratificação.
O novo acordo inclui um evento muito debatido durante a temporada, comparável às competições de copas do futebol europeu, que começará na próxima temporada. De acordo com a ESPN, o ‘pool play’ para o evento será inserido no cronograma da temporada regular a partir de novembro, seguido por uma competição de eliminação única para os oito primeiros times. Outras modificações importantes no acordo incluem um segundo “teto salarial” que penalizaria as equipes que excedessem o teto salarial, bem como ajustes no ‘imposto de luxo‘, que dariam maior flexibilidade às equipes com gastos mais baixos.
Prêmios de jogadores individuais, como Jogador Mais Valioso, agora exigirão um mínimo de 65 jogos para serem elegíveis, e a maconha será oficialmente eliminada do programa de testes de drogas da liga. A NBA interrompeu os testes aleatórios de maconha durante a “bolha” protetora de Covid em 2020 e não os reiniciou desde então.
A NBA e a NBPA iniciaram negociações sobre um novo acordo coletivo de trabalho em 2020, e um acordo provisório foi fechado em 1º de abril deste ano. O novo acordo oferecerá à liga e seus jogadores estabilidade pelo resto da década.
O comissário da NBA, Adam Silver, elogiou o acordo, dizendo: “Estamos satisfeitos por ter finalizado um novo acordo coletivo de trabalho que proporcionará crescimento e estabilidade contínuos para nossa liga e seus jogadores nos próximos anos.”
“Acreditamos que alcançamos um acordo que funcionará para ambos os lados”, disse a diretora executiva da NBPA, Michele Roberts, “e estamos entusiasmados em vê-lo entrar em vigor”.
A aprovação do novo acordo é o marco mais recente na temporada de mudanças da NBA, que viu a implementação de novos regulamentos e processos voltados para a proteção da segurança dos jogadores durante a atual pandemia. Com o novo acordo coletivo de trabalho em vigor, a liga e seus jogadores podem se concentrar em fornecer basquete emocionante e entretenimento para fãs em todo o mundo.