Autor: Monojit Mandal
A National Basketball Association (NBA) foi punida pela forma como lidou com a questão do abuso doméstico de Miles Bridges. O atacante de 25 anos foi acusado de agredir a companheira na frente dos filhos, o que o levou à prisão em junho de 2022, na Califórnia. Em novembro, Bridges se declarou inocente de uma acusação de abuso doméstico. No entanto, após uma investigação da liga, demorou até 14 de abril de 2023 para que a NBA revelasse sua punição: uma suspensão de 30 jogos, com crédito de 20 jogos, porque ele não jogou nesta temporada.
Bridges era um agente livre restrito em 2022-23, no entanto, ele não assinou com um time ou jogo. Como consequência, quando estiver pronto para jogar novamente, perderá apenas dez jogos, provocando críticas de que a NBA não está fazendo o suficiente para combater a violência doméstica.
O comissário da NBA, Adam Silver, defendeu a decisão da liga. Ele afirmou que a NBA e Bridges tinham um “acordo mútuo” de que ele não jogaria na temporada 2022-23, enquanto Silver foi cauteloso ao afirmar que Bridges não havia sido suspenso. Silver observou que creditar Bridges por 20 jogos para a suspensão parecia razoável, visto que ele havia perdido um ano de receita e ação da NBA.
Acordo mútuo
Silver deixou claro que o acordo era mútuo e que a liga não abriria exceção para Bridges. Ele acrescentou que a NBA conversou com Bridges durante todo o processo e que o jogador entendeu e concordou com as condições do contrato. Bridges também se dedicou a cumprir suas obrigações de aconselhamento e serviço comunitário, de acordo com Silver.
Pagamento perdido
Bridges perderá 30 jogos de salário, depois de perder apenas dez jogos. Bridges perderia 30 jogos de compensação, apesar do fato de que sua suspensão só o manteria fora de 10 jogos se ele assinasse um novo contrato.
Nenhum sinal de punição
No entanto, se a ausência de Bridges nesta temporada era para ser um castigo, não parecia ser. Ele foi flagrado rindo com jogadores em Los Angeles, em dezembro, em um jogo entre o Lakers e o Charlotte Hornets, com quem jogou na última temporada. Ele disse à Associated Press, em fevereiro, que jogaria novamente em março.