Autor: Barkha Roy
O Circuito da Cidade de Baku sediará o Grande Prêmio do Azerbaijão, de 28 a 30 de abril, marcando a quarta corrida do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2023, após uma pausa de três semanas. A corrida deste ano apresentará um novo formato chamado “formato sprint”, que muda a estrutura usual da corrida do fim de semana.
O Grande Prêmio do Azerbaijão faz parte do calendário da F1 desde 2016, anteriormente conhecido como Grande Prêmio da Europa. Max Verstappen venceu a corrida de 2022, batendo Sergio Perez, enquanto os dois pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, desistiram.
O novo evento de sprint alterará o formato da corrida do fim de semana. Em vez de duas sessões de treinos na sexta-feira, haverá apenas uma sessão de treinos, seguida pela sessão de qualificação, que define o grid para o Grande Prêmio de domingo. No sábado, a sessão de qualificação “sprint shootout” substituirá a antiga segunda sessão de treinos e definirá o grid para a corrida de sprint.
Max Verstappen entrará no Grande Prêmio do Azerbaijão com uma vantagem de 15 pontos no topo do campeonato de pilotos, com Sergio Perez, Fernando Alonso e Lewis Hamilton atrás. A Red Bull detém uma vantagem de 58 pontos sobre a Aston Martin no Constructors’ Championship, com a Mercedes em terceiro lugar e a Ferrari em quarto.
A vantagem da Red Bull em seu carro pode ser reduzida, devido ao cancelamento do Grande Prêmio da China, que deveria acontecer no dia 16 de abril. Isso deu aos concorrentes da Red Bull quatro semanas ininterruptas para trabalhar em atualizações e tentar diminuir a diferença. Ao contrário das férias de verão, quando as equipes devem fechar por duas semanas, as fábricas têm operado durante esse período.
Sergio Perez, assim como os pilotos da Ferrari Charles Leclerc e Carlos Sainz, esperam um resultado melhor para desafiar Max Verstappen pelo primeiro lugar no campeonato de pilotos. Perez está atualmente 15 pontos atrás de seu companheiro de equipe, tendo terminado em quinto lugar em Melbourne. No entanto, Perez conquistou quatro de suas cinco vitórias na F1 em circuitos de rua, incluindo a corrida da Arábia Saudita no início deste ano, o que pode lhe dar confiança para competir contra Verstappen.
No entanto, o Azerbaijão não tem sido uma pista em que a Ferrari tem se saído bem, com apenas três pódios em seu nome e uma dupla aposentadoria no ano passado. Se a Ferrari tiver outro desempenho ruim este ano, sua busca pelo título mundial pode ser adiada por mais um ano.
A McLaren teve um início de temporada decepcionante e planeja revelar a primeira, das três principais atualizações para o MCL60, no Grande Prêmio do Azerbaijão. A equipe está atualmente em quinto lugar na classificação de Constructors’ e espera melhorar seu desempenho anterior na Austrália.
O Grande Prêmio do Azerbaijão é conhecido por proporcionar drama intenso e momentos que definem a temporada, com momentos emocionantes em todos os anos de existência do evento, exceto em sua temporada de estreia. Os fãs não podem esperar nada menos da corrida deste ano.