Autor: Chandra Moulee Das
A canadense Rebecca Marino venceu a chinesa Zhu Lin por 7-6 (1), 6-4 na terça-feira, levando-a à segunda fase do Aberto de Madri.
A vitória de Marino foi auxiliada por sua exibição impressionante de 11 aces e apenas duas faltas duplas, além de quebrar três de suas oito oportunidades e ganhar 73,1 por cento dos pontos no primeiro serviço. Em contraste, Zhu não conseguiu produzir nenhum ace, cometeu cinco faltas duplas, acertou 2 de 7 nas chances de break-point e ganhou apenas 62,3 por cento dos pontos no primeiro serviço.
A também canadense Eugenie Bouchard garantiu sua vaga na chave principal, com uma vitória por 6-3 e 6-2 sobre a americana Elizabeth Mandlik, na segunda e última rodada de qualificação. Bouchard conseguiu esse feito ao liberar quatro aces sem cometer nenhuma falta dupla, e ganhando 63,9 por cento dos pontos no primeiro serviço, em comparação com os 47,5 por cento de Mandlik.
A jogadora de 29 anos agora está programada para jogar sua primeira partida da chave principal do WTA 1000 no saibro em seis anos, após se classificar para o Aberto de Madri de 2023. Em 2017, Bouchard chegou às quartas de final do mesmo torneio, derrotando Alize Cornet (duas vezes campeã do Aberto da França), Maria Sharapova, e a cabeça-de-chave Angelique Kerber, antes de perder para Svetlana Kuznetsova.
O torneio passou por uma expansão este ano, apresentando uma chave principal maior e uma programação mais longa.
Durante a primeira rodada do sorteio feminino na terça-feira, Ana Bogdan conseguiu se recuperar e vencer Anna Bondar, com um placar de 4-6, 6-4, 7-6 (2) em uma partida que durou mais de três horas. Sorana Cirstea também garantiu sua vaga na próxima rodada ao vencer a americana Lauren Davis, com placar de 6-3, 3-6, 6-1.
Karolina Muchova dominou Anett Kontaveit, garantindo sua vaga na próxima rodada com um placar de 6-2, 6-2. Notavelmente, Iga Swiatek e Aryna Sabalenka, que são as duas jogadoras mais bem classificadas do mundo, também estarão competindo no torneio feminino no complexo de tênis Caja Magica (“Caixa Mágica”) na capital espanhola.