Autor: Chandra Moulee Das
A Seleção Brasileira Sub-17 derrotou a Argentina por 3 a 2 em uma partida emocionante, garantindo o 13º título do Campeonato Sul-Americano Sub-17, que aconteceu em Quito, no domingo (23 de abril).
O Brasil entrou na partida contra a Argentina, desprovido dos serviços de Matheus Ferreira e Kauã Elias, que ficaram de fora por suspensão por cartão amarelo e dores musculares, respectivamente. Riquelme marcou o primeiro gol do Brasil aos 11 minutos, driblando a defesa adversária e finalizando após o rebote de seu próprio chute. Pouco depois, Riquelme e Dudu combinaram no lado esquerdo do campo para fazer o segundo gol do Brasil aos 29 minutos. A Argentina conseguiu reduzir o placar aos 33 minutos com gol de Giménez após cobrança de escanteio. O primeiro tempo terminou com o Brasil vencendo por 2 a 1.
No início do segundo tempo, Riquelme teve a chance de ampliar a vantagem do Brasil, mas faltou força no chute. Phillipe Gabriel fez uma defesa crucial aos seis minutos do segundo tempo para evitar que a Argentina empatasse, em um chute de longa distância. No entanto, Echeverri conseguiu marcar no rebote para a Argentina cinco minutos depois, empatando o placar. Aos 60 minutos, Da Mata fez o terceiro gol do Brasil de cabeça na cobrança de escanteio, assistência de Dudu. Dudu teve outra chance de marcar aos 78 minutos.
Nos acréscimos, o argentino Villalba foi expulso por socar Bernardo Valim. Na última jogada da partida, Rayan ainda acertou a trave. Mas o empate em 1 a 1 entre Equador e Venezuela deixou os brasileiros na primeira colocação e trouxe a taça para a Seleção.
Após a vitória, Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), agradeceu à seleção sub-17 pela conquista. Desde sua eleição em 23 de março de 2022, investir nas categorias de base tem sido uma das principais prioridades de Rodrigues. Sob sua gestão, a CBF já conquistou seis títulos no futebol feminino e masculino, futsal, futebol de praia e esports. Com esta última vitória, a CBF conquistou um total de 13 troféus durante a gestão de Rodrigues.
Falando após a vitória histórica, Ednaldo Rodrigues disse: “Gostaria de parabenizar todos os atletas e membros da comissão técnica pela conquista do título no Equador na noite deste domingo. A delegação mostrou a força do futebol brasileiro em uma campanha de excelência. Parabéns a todos pela conquista invicta e pela classificação para a Copa do Mundo.”
A equipe treinada por Phelipe Leal ficou invicta durante todo o torneio e conquistou o título. A Seleção Brasileira Sub-17 venceu sete partidas e empatou duas, marcando 24 gols e sofrendo dez. Eles terminaram com 13 pontos em 15 possíveis nas fases finais. Junto com o Brasil, Argentina, Equador e Venezuela também se classificaram para a Copa do Mundo em novembro.