Autor: Barkha Roy
O Mutua Madrid Open é um evento masculino e feminino, de quadra de saibro, classificado como um evento ATP Masters 1000 para homens e um evento WTA 1000 para mulheres. O torneio que acontece em Madri foi disputado em quadra dura até a edição de 2008, após a qual passou a ser uma competição de saibro.
Essa edição marcará a primeira vez que o evento será realizado durante duas semanas para a competição masculina, após um anúncio da ATP em junho de 2022 de que o evento ATP Masters 1000 em Madri, Xangai e Roma se tornaria eventos de 12 dias, assim como os eventos Masters 1000 em Indian Wells e Miami. Após o anúncio, o evento foi expandido para sorteios individuais de 96 jogadores, o maior fora dos torneios principais.
Da mesma forma, o evento WTA também será aumentará de 64 para 96 participantes, enquanto ocorre paralelamente à competição ATP. Portanto, as eliminatórias estão programadas para 24 e 25 de abril, enquanto a primeira rodada do sorteio principal está marcada para começar em 26 de abril. A final acontecerá no dia 7 de maio, com o prêmio vencedor para o campeão individual de € 1.105.265, para ambos os sexos. Enquanto isso, para os campeões de eventos de duplas, o prêmio será de € 319.570 para jogadores masculinos e femininos.
O favorito local e pentacampeão, Rafael Nadal, perderá a temporada depois de continuar sua reabilitação da lesão no quadril, que o afastou do esporte desde janeiro. O atual número um do mundo masculino, Novak Djokovic, é outro jogador que não será visto participando do evento, enquanto Marin Cilic e Nick Kyrgios também estão fora, com suas respectivas lesões sofridas anteriormente.
Assim, espera-se que o atual campeão e compatriota Carlos Alcarez levante o título mais uma vez, especialmente depois de derrotar Stefanos Tsitsipas em Barcelona ontem. O astro boliviano, Hugo Dellien, também deve perder o torneio e será substituído pelo brasileiro Thiago Monteiro, que poderá enfrentar um adversário na primeira fase. Ele continua sendo o único brasileiro a participar da prova masculina.
Enquanto isso, Iga Swiatek foi cabeça de chave na competição feminina. A atual campeã Ons Jabeur foi nomeada no sorteio, mas pode ser uma dúvida por lesão, depois de desistir de seu confronto semifinal no Aberto de Stuttgart. O evento feminino também conta com a participação de uma brasileira na competição, com Beatriz Maia definida para enfrentar a vencedora da primeira fase, entre Mirra Andreeva e Leylah Fernandez.
Este evento servirá como um bom campo de prática para o Grand Slam do ano, baseado em superfície de saibro – Aberto da França, que está marcado para começar no dia 28 de maio.