Autor: Barkha Roy
A Mercedes nomeou James Allison como seu diretor técnico após uma grande reorganização em meio ao decepcionante início de temporada da equipe. James, de 55 anos, volta ao cargo que ocupava antes da temporada de 2021.
Desde a temporada de 2022, a Mercedes não começou uma temporada de F1 com um desempenho tão abaixo, ocupando o terceiro lugar na tabela de construtores, com 56 pontos, nove atrás do segundo colocado Aston Martin e 67 atrás da Red Bull Racing, que lidera o campeonato.
A equipe afirmou que foi ideia de Elliott que trouxe Allison de volta para supervisionar o design do carro. Tendo se separado da Ferrari no verão de 2016, Allison liderou o grupo de design da Mercedes desde fevereiro de 2017. No entanto, após sua nova função, ele renunciou ao controle geral do design do carro e, em vez disso, se concentrou em questões estratégicas.
A equipe foi dominante no esporte de 2014 a 2021, período em que conquistou oito campeonatos consecutivos. No entanto, na última temporada, após a introdução de novas regras técnicas pela F1 em uma tentativa de tornar o esporte mais competitivo, o domínio da Mercedes acabou.
A decisão de reintegrar Allison como chefe da equipe de design é um movimento favorável, já que ele é amplamente respeitado na Fórmula 1. Além disso, a equipe realocou John Owen, o designer-chefe, que agora design do carro.
Por outro lado, o vice de Owen, Giacomo Tortora, foi nomeado diretor de engenharia para gerenciar a organização do escritório de design.
A Mercedes agora espera que a mudança no papel da alta administração dentro da equipe traga bons resultados no futuro. A F1 retornará ao Azerbaijão no próximo fim de semana, após uma pausa de três semanas, após o Grande Prêmio da Austrália.