Autor: Monojit Mandal
Trae Young, jogador do Atlanta Hawks ,foi eleito o jogador “mais superestimado” da NBA por um grupo de 54 jogadores anônimos da Liga, em uma pesquisa feita por Sam Amick e Josh Robbins do The Athletic. Young obteve 14,8% dos votos com um total de oito votos, enquanto nenhum outro jogador recebeu mais de quatro.
Apesar de ter sido duas vezes All-Star e uma escolha All-NBA no ano passado, as limitações defensivas de Young restringiram seu potencial. O jogador de 24 anos é considerado um dos piores defensores da Liga.
No entanto, suas dificuldades nas duas últimas pós-temporadas não foram superadas.
Young acertou 5 de 18 arremessos em quadra jogo 1 da série do primeiro turno do Hawks contra o Boston Celtics, com apenas uma cesta de 3 pontos em cinco tentativas. Ele acertou apenas oito de suas 49 tentativas além do arco em seus sete jogos anteriores da pós-temporada, o menor número em um período de sete jogos na história dos playoffs.
Enquanto Young teve média de 26,2 pontos e 10,2 assistências por partida, o recorde de sua carreira, em 2022-23, seus contemporâneos da NBA acreditam que as estatísticas não mostram o quadro completo. Ele obteve o maior número de votos na categoria “jogador mais superestimado”, o que implica que seu potencial foi superestimado.
Young começou sua carreira no basquete universitário com o Oklahoma Sooners, onde empatou o recorde de assistência em uma partida da Seção I da NCAA com 22 em 2017.
Ele foi escolhido em quinto lugar pelo Dallas Mavericks no Draft da NBA de 2018.
Ele foi enviado para o NBA All-Rookie 1st Team 2019 , junto com Doncic, e jogou em dois jogos NBA All-Star.
O segundo classificado do Boston Celtics jogará contra o Atlanta Hawks na primeira rodada dos playoffs, com o Celtics esperando passar para as semifinais da Conferência Leste. Resta saber se Trae Young pode superar a imagem de ser o jogador mais superestimado da liga e ajudar a levar os Hawks ao sucesso.