Autor: Monojit Mandal
À medida que os playoffs da NBA de 2023 se aproximam, surge um padrão familiar: os jogadores de Kentucky estão por toda parte. Os ex-Wildcats estão tendo um grande efeito em seu esquadrão individual da Conferência Leste a Oeste.
O ex-técnico do Kentucky, John Calipari, viu seu ex-armador, Tyrese Maxey, arrasar o Nets por 33 pontos no jogo 2 da série Philadelphia 76ers contra o Brooklyn Nets. Maxey se beneficiou muito com a escolha dos Nets de formar dupla Joel Embiid, acertando o recorde de sua carreira com seis arremessos de três pontos e dominando a trave quando o grande titular Nic Claxton estava no banco.
Mas Maxey não é o único ex-armador do Kentucky que está se destacando na pós-temporada. Shai Gilgeous-Alexander deu um show durante o Torneio Play-In, levando o Oklahoma City Thunder para sua primeira batalha nos playoffs desde o início do processo de reconstrução. Jogadores como Tyler Herro e Immanuel Quickley estão mantendo a Big Blue Nation na Conferência Leste. Devin Booker, Jamal Murray, De’Aaron Fox e Malik Monk também estão formando onda na Conferência Oeste.
Os ex-jogadores do Kentucky nos playoffs incluem Anthony Davis, Karl-Anthony Towns, Bam Adebayo, Julius Randle, Jarred Vanderbilt, Trey Lyles, Wenyen Gabriel e Brandon Boston Jr.
Todas as noites da primeira rodada, o técnico Calipari podia sentar na quadra e assistir a um de seus ex-jogadores se apresentar. Portanto, vamos nos concentrar apenas nos destaques anteriores da defesa do Kentucky e avaliar como eles se saíram no torneio.
A explosão de 33 pontos de Maxey contra o Nets não foi seu único desempenho de destaque como ex-armador do Kentucky. Tyler Herro tem sido um jogador importante para o Miami Heat, marcando 21,5 pontos por jogo, ajudando seu time a um empate 1-1 na série com o Milwauke e Bucks. Immanue Quickley é um novato no New York Knicks, mas já está impressionando com suas habilidades de pontuação e intensidade fora do banco.
Devin Booker tem sido o melhor jogador do Phoenix Suns na Conferência Oeste, marcando 31,5 pontos em cada partida e dando ao seu time uma vantagem de 2 a 0 sobre o Denver Nuggets.