Autor: Vishwajit Sawant
Quando as duas melhores equipes do Opta Power Rankings se enfrentaram na Liga dos Campeões da UEFA, esperava-se uma partida disputada entre jogadores da elite do futebol. No entanto, o desempenho fenomenal do Manchester City reacendeu as esperanças de glória europeia para seus torcedores, garantindo uma vantagem de três gols para o jogo de volta na Allianz Arena.
No entanto, a partida está longe de ser uma mera formalidade para o Bayern de Munique, já que venceu todas as quatro partidas em casa na UCL nesta temporada, marcando 11 gols e mantendo o placar limpo no processo. No entanto, o City está invicto fora de casa no torneio nesta temporada, vencendo uma e empatando três partidas.
O impressionante recorde do City contra adversários alemães na UCL também representa um desafio significativo para o Bayern, já que perdeu apenas uma das últimas 20 partidas contra equipes da Bundesliga, vencendo 16 e empatando três. Além disso, está invicto há nove jogos na fase de mata-mata contra adversários alemães, com oito vitórias e um empate.
Apesar dessas estatísticas, o Bayern pode se consolar com sua história de não perder as duas mãos de uma eliminatória depois de perder a primeira mão por três ou mais gols, tendo sofrido esse destino apenas duas vezes contra o Real Madrid nas semifinais de 2013-14 e 2016 -17 quartos-de-final, ambos quando Guardiola era o seu treinador.
Resultado do 1ª jogo: Manchester City 3-0 Bayern de Munique
Na semana passada, a visita do Bayern de Munique ao Manchester City se transformou em um pesadelo, já que sofreu sua pior margem de derrota contra um time inglês em todas as competições europeias. O City manteve o domínio ao longo do jogo e marcou três gols, com Bernardo Silva, Erling Haaland e Rodri marcando seus nomes na súmula. Curiosamente, o gol de Rodri marcou seu gol de estreia na UEFA Champions League, e vale a pena notar que 44% de seus gols pelo City foram de fora da área. O City poderia ter somado mais à sua contagem, já que teve nove chutes a gol – o máximo que o Bayern de Munique enfrentou em uma partida eliminatória da Liga dos Campeões da UEFA desde a partida das quartas de final de 2016-17 contra o Real Madrid.
Enquanto Pep Guardiola comemorava a vitória, Thomas Tuchel se tornou o terceiro técnico a perder sua primeira partida no comando do Bayern na competição. Guardiola está agora a um passo de se juntar ao grupo de elite dos dirigentes que chega às 100 vitórias na competição, ao lado de Carlo Ancelotti e Alex Ferguson. Guardiola deve alcançar esse feito em apenas 158 jogos, muito mais rápido que Ancelotti e Ferguson. Se o City conseguir vencer novamente na quarta-feira, a contagem de vitórias de Guardiola na Liga dos Campeões da UEFA chegará a 100, solidificando sua posição como um dos maiores treinadores da competição.
Notícias e prognósticos da equipe
Notícias da equipe do Bayern de Munique
Uma discussão acalorada entre Mane e Sane durante uma partida no Etihad Stadium se transformou em uma briga no vestiário, com relatos sugerindo que Mane acertou um soco em seu companheiro de equipe, resultando em um lábio inchado. Como consequência, Mané foi retirado da equipe para a partida do Hoffenheim no fim de semana. No entanto, Tuchel confirmou que Mané voltará para o jogo de volta, mas nomes como Manuel Neuer, Lucas Hernandez, Paul Wanner e Gabriel Marusic estarão fora.
Em uma nota mais brilhante, Eric Maxim Choupo-Moting, que tem sido um herói improvável com 17 gols nesta temporada, voltou a treinar depois de se recuperar de uma lesão no joelho. Resta saber se ele será considerado apto o suficiente para iniciar a segunda mão.
Notícias da equipe do Manchester City
Enquanto isso, Guardiola só tem que lidar com a ausência de Phil Foden devido a uma cirurgia no apêndice, mas espera-se que ele retorne antes do final do mês.
Prognóstico: Bayern Munique 2-2 Manchester City
Resultado agregado: Bayern de Munique 2-5 Manchester City