Autor: Chandra Moulee Das
Andrey Rublev conquistou seu primeiro título ATP Masters 1000 depois de derrotar Holger Rune por 5-7, 6-2 e 7-5 na final do Rolex Monte-Carlo Masters, no domingo. A partida contou com dois dos jogadores mais proeminentes do ATP Tour, mas foi o quinto cabeça-de-chave que saiu vitorioso em uma ensolarada Court Rainier III.
Ao longo da partida, Rublev acertou 33 bolas e recuperou-se de uma desvantagem de 1–4 no terceiro set para garantir o 13º e mais importante título de sua carreira. Ele conquistou a vitória no quinto set e caiu no chão para comemorar. A partida inteira durou duas horas e trinta e quatro minutos.
Após a vitória, Rublev disse: “Estou em lágrimas. Não sei o que dizer para ser honesto. Não sei. Estou feliz, finalmente. [Tenho] lutado tanto para vencer este maldito Masters 1000. Finalmente perdendo por 4-1, salvando break points, pensando que não há chance de vencer, e de alguma forma eu consegui.“
Depois de garantir sua 18ª vitória em nível de tour da temporada, o recorde de Rublev nas finais do ATP Masters 1000 melhorou para 1–2. Em 2021, sofreu derrotas contra Stefanos Tsitsipas em Monte-Carlo e Alexander Zverev em Cincinnati.
Nas semifinais, Rublev conseguiu superar Taylor Fritz para reivindicar seu primeiro título de nível turístico da temporada. Como resultado, ele subiu sete posições para o quinto lugar na Pepperstone ATP Live Race To Turin.
Enquanto isso, Rune, de 19 anos, esperava conquistar sua segunda coroa do ATP Masters 1000. O dinamarquês já havia derrotado cinco oponentes do Top 10 a caminho do título em Paris no ano passado. Apesar de ser o primeiro adolescente a chegar à final em Monte-Carlo desde a vitória de Rafael Nadal em 2006, Rune ficou aquém de Rublev.
O dinamarquês, que detém o cartel de 17 vitórias e 8 derrotas na temporada, vai agora participar do evento ATP 250 em Munique, onde é o atual campeão. Após sua corrida para sua primeira final do ano, Rune subiu duas posições para o 7º lugar no Pepperstone ATP Live Rankings.