Autor: Soorya G
O Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões de 2021, terá a tarefa de entregar o que parece ser um resultado altamente improvável na jogo de idadas quartas de final contra o campeão recordista Real Madrid. Embora o confronto aconteça em Stamford Bridge, dando aos Blues a vantagem de jogar em casa, todas as evidências recentes apontam para a passagem do Real para mais uma semifinal da Liga dos Campeões. O Chelsea se encontra possivelmente em sua pior temporada de todos os tempos, apesar de gastar mais de £ 500 milhões de libras nas duas últimas janelas de transferência combinadas.
O time londrino também teve quatro treinadores nesta temporada, com a lenda do clube Frank Lampard sendo nomeado interinamente após a demissão de Thomas Tuchel, Graham Potter em diferentes momentos da temporada e o breve mandato do gerente interino Bruno Saltor no comando do primeiro equipe. Sob o novo grupo de proprietários liderado pelo magnata americano Todd Boehly, o Chelsea ostentou, aparentemente sem pensar, com sua estratégia de transferência sem direção real.
Além disso, eles têm sido extremamente impacientes com seus treinadores principais, não permitindo que Tuchel ou Potter tenham um mandato adequado após a aquisição. Apesar de gastar mais no campeonato por uma margem justa, o Chelsea se encontra na 11ª colocação, matematicamente mais perto do rebaixamento do que das posições da Liga dos Campeões. Os seis vezes campeões da liga têm apenas dez vitórias na liga nesta temporada, e suas atuações recentes também não prometem nada melhor.
O Chelsea conseguiu apenas quatro vitórias em 20 jogos este ano, somando uma taxa de vitórias de 20%. A última vitória veio no final de uma sequência de três vitórias consecutivas, que incluiu a vitória contra o Borussia Dortmund nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O retorno de Frank Lampard como técnico também levantou várias questões quanto à competência dos tomadores de decisão , considerando o histórico do inglês como dirigente. Lampard falhou em seu primeiro mandato como técnico do Chelsea e levou o Everton à beira do rebaixamento nesta temporada, antes de ser demitido e substituído pelo veterano técnico Sean Dyche em Goodison Park.
Nesse caso, os fiéis do Chelsea consideraram que sua nomeação não veio com os devidos objetivos em mente e refletiram sobre o fato de a direção ter desistido de todas as esperanças na temporada. No entanto, em uma competição como a Liga dos Campeões, apenas alguns minutos de bom futebol às vezes podem ser suficientes para passar à próxima fase, fato que o Real Madrid provou em várias ocasiões na última temporada, a caminho da 14ª Champions título da liga.
O Real Madrid tem estado em grande forma em 2023, produzindo resultados importantes contra times como o Liverpool na Liga dos Campeões, bem como uma excelente vitória de retorno sobre os próprios líderes da liga na Copa Del Rey. Eles vão aproveitar as chances de se aprofundar na cobiçada competição de clubes que conquistaram ao longo dos anos, já que a defesa do título parece mais do que provável. Carlo Ancelotti talvez coloque alguns reservas no jogo, apenas para descansar alguns jogadores importantes para o resto da temporada.
Notícias da equipe
O Chelsea não terá escolha a não ser colocar em campo um time com força total enquanto tenta o aparentemente impossível. O Real Madrid desconfiará do talentoso time do Chelsea, mas apoiará sua capacidade de progredir.
Escalação esperada:
Chelsea: Kepa; James, Silva, Fofana, Chalobah; Kante, Fernandez, Kovacic; Mudryk, Felix, Sterling;
Real Madrid: Courtois; Nacho, Rudiger, Alaba, Vazquez; Ceballos, Tchouameni, Valverde; Asensio, Vinícius, Benzema;
Jogadores-chave
Enzo Fernandez será o jogador mais importante para a sua equipe. O meio-campista vencedor da Copa do Mundo pode orquestrar o jogo e é conhecido por encontrar passes ultrajantes. O Chelsea espera um bom desempenho dele se quiser seguir em frente.
Aurelien Tchouameni será o jogador a ter em atenção em Stamford Bridge. Ele deve assumir um papel de destaque no meio-campo e é mais do que capaz de produzir uma masterclass contra os Blues.
Previsões:
Vinicius para marcar.
Espera-se que o brasileiro comece no banco depois de uma excelente exibição no primeiro jogo. Mas deve entrar no decorrer da partida, e pode marcar.
Kante para impressionar
O francês sempre foi bem contra o Real, e uma atuação semelhante será necessária para que seu time tenha alguma chance de se classificar.
Madrid avança confortavelmente
Todas as evidências que chegam ao empate apontam para os campeões recordes, que esperam chegar às semifinais.