Autor: Monojit Mandal
A temporada repleta de lesões de Lonzo Ball acabou, já que o armador do Chicago Bulls não competirá no NBA Play-In Tournament ou no restante dos playoffs. Depois de ser adquirido em um acordo de assinatura e troca com o New Orleans Pelicans durante o verão de 2021, Ball era considerado um elemento vital da rotação dos Bulls. Em vez disso, ele teve problemas no joelho ao longo da temporada 2021-22 e além.
Em janeiro de 2022, os Bulls anunciaram que Ball faria uma cirurgia artroscópica no joelho esquerdo devido a uma pequena ruptura no menisco. Ele deveria ficar fora por algumas semanas, mas ainda estava com desconforto meses depois e acabou perdendo o restante da temporada 2021-22.
Os Bulls anunciaram antes do campo de treinamento de 2022 que Ball fará um desbridamento artroscópico do joelho esquerdo e será reavaliado em quatro a seis semanas. Apesar do otimismo inicial de que ele poderia retornar em algum momento durante a temporada regular, Chicago continuou adiando a data de retorno de Ball até que ele fosse oficialmente declarado fora de toda a temporada 2022-23.
Os Bulls revelaram em março que Ball terá um enxerto de cartilagem no joelho esquerdo e ficará fora por tempo indeterminado. De acordo com Shams Charania, do The Athletic, a terceira cirurgia no joelho de Ball “custaria a maior parte, senão toda, da temporada 2023-24”, mas a expectativa é que ajude a revitalizar sua carreira.
A perda de Ball foi sentida pelos Bulls, que têm lutado para estabelecer consistência sem ele em quadra. A equipe concluiu a temporada regular com um recorde de 46-36, o suficiente para o sétimo lugar na Conferência Leste e uma vaga no Torneio Play-In.
Embora os Bulls tenham sobrevivido sem Ball, seu retorno teria dado à franquia um impulso muito necessário para os playoffs. Antes de sua lesão, o armador vinha jogando o melhor basquete de sua carreira, com média de 14,2 pontos, 5,7 rebotes e 5,8 assistências por jogo.
O Bulls agora contará com seus jogadores restantes para avançar nos playoffs. Espera-se que Zach LaVine, Nikola Vucevic e DeMar DeRozan liderem o clube ofensivamente, enquanto Alex Caruso, Javonte Green e Troy Brown Jr.
Apesar da ausência de Ball, os Bulls continuam esperançosos sobre suas chances de playoff. “Temos um conjunto maravilhoso de jogadores naquele vestiário”, disse LaVine após a vitória do time em 12 de abril sobre o Brooklyn Nets. “Estamos cientes de nossas capacidades. Tudo o que temos a fazer agora é ir lá e jogar nosso jogo.”