Autor: Monojit Mandal
O ex-jogador da NBA Shawn Kemp foi acusado de agressão em primeiro grau em conexão com um tiro em um estacionamento de Tacoma, Washington, no mês passado. Kemp, de acordo com as autoridades, mandou uma mensagem de texto momentos antes do incidente: “Estou prestes a atirar nisso (palavrão).” O incidente incluiu um celular roubado. Kemp foi detido logo após o tiroteio de 8 de março fora do Tacoma Mall. Não houve feridos, e os advogados de Kemp alegam que ele atirou em legítima defesa depois de localizar e tentar pegar seu telefone roubado no início do dia.
O Ministério Público do Condado de Pierce notificou a CBS News em 9 de março de que não apresentaria acusações imediatamente, aguardando pesquisas adicionais. Mas, a polícia de Tacoma apresentou uma declaração de causa provável no Tribunal Superior do Condado de Pierce, afirmando que Kemp foi acusado de agressão em primeiro grau. A declaração não disse que Kemp foi baleado, mas disse que partes de suas afirmações não foram apoiadas pelo vídeo de segurança. Também afirmou que a mensagem de texto que Kemp enviou pouco antes do evento demonstrou seu propósito.
A equipe jurídica de Kemp disse em uma declaração por escrito na sexta-feira que ele se declarará inocente. “Ele está convencido de que, depois de ouvir as testemunhas e ver as evidências no julgamento, o júri concordará que ele estava certo em se proteger naquele dia“, segundo o comunicado.
Kemp rastreou seu telefone roubado até um Toyota 4Runner estacionado do lado de fora de uma loja de departamentos JCPenney, de acordo com a declaração de causa provável. Ele estacionou seu Porsche a poucos metros de distância, tirou um revólver da bagagem e se aproximou do 4Runner.
De acordo com o comunicado, Kemp disparou três tiros no Toyota antes de atirar sua arma em arbustos próximos. O motorista do 4Runner parecia ter evitado um dos tiros e finalmente foi embora. Todo o evento durou cerca de cinco minutos, começando com a chegada de Kemp e terminando com a saída do 4Runner.
A equipe jurídica de Kemp ainda não comentou os detalhes das alegações. Eles sustentaram, no entanto, que Kemp agiu em legítima defesa e iria combater as acusações. Kemp foi seis vezes All-Star e três vezes membro do All-NBA Second Team durante seus 14 anos de carreira na NBA. Em 2003, ele anunciou sua aposentadoria do basquete profissional.