Autor: Chandra Moulee Das
De acordo com o tenista russo Daniil Medvedev, Rafael Nadal deve ser o candidato ao título do Aberto da França de 2023. As lutas contra lesões de Nadal remontam ao Campeonato de Wimbledon em 2021, onde ele desistiu das semifinais contra Nick Kyrgios.
A forma de Nadal no final de 2022, abrangendo nove partidas no Cincinnati Masters, US Open, Paris Masters e ATP Finals, o viu garantir apenas quatro vitórias. Na Copa United inaugural, Nadal perdeu as duas partidas para Cameron Norrie e Alex de Minaur. No Aberto da Austrália, onde havia sido o atual campeão, Nadal venceu sua primeira partida contra Jack Draper, mas sofreu uma derrota por set direto para Mackenzie McDonald nas oitavas de final.
Falando à margem de uma conferência pós-jogo em Paris, Medvedev disse: “Acredito que Rafa jogará o Aberto da França, embora eu não esteja em seu corpo. Não quero falar por ele. Mas ele será um favorito, mesmo que não tenha jogado antes. Ele ganhou 14 vezes neste Grand Slam, então ele será o favorito.”
Em 14 de abril, Holger Rune derrotou o tenista russo Medvedev, encerrando sua campanha no Masters de Monte-Carlo de 2023. Apesar das lutas contra lesões de Rafael Nadal, que detém o recorde de 14 títulos do Aberto da França, Medvedev, número 5 do ranking mundial, acredita que Nadal ainda é o favorito para defender seu título em Paris.
Enquanto isso, Novak Djokovic, rival de longa data de Nadal, também está lidando com uma lesão, tendo machucado o braço durante um treino em Monte-Carlo. Medvedev afirma que as lesões de Nadal e Djokovic não facilitam sua busca pelo segundo título de Grand Slam, incluindo o primeiro em Paris.