Autor: Chandra Moulee Das
Lorenzo Musetti causou uma grande surpresa no Rolex Monte-Carlo Masters, ao derrotar o nº 1 do mundo Novak Djokovic em três sets, para chegar às quartas de final do ATP Masters 1000 pela segunda vez. O italiano de 21 anos nunca havia derrotado Djokovic, em três tentativas antes desta partida, mas se recuperou de um set para vencer por 4-6, 7-5, 6-4 em uma partida que durou quase três horas.
Em algum momento, Djokovic quebrou a raquete de frustração. Musetti aproveitou as condições de chuva e vento na Court Rainier III para explorar o fraco desempenho de saque de Djokovic. Ele quebrou o sérvio oito vezes no total, incluindo quatro vezes no segundo set. Após um atraso de 59 minutos devido à chuva, Musetti continuou a jogar com intensidade e talento para garantir sua segunda vitória no Top 5 de sua carreira.
Um Musetti emocionado disse em sua entrevista na quadra: “É uma vitória emocionante, porque foi uma partida muito longa. Estou muito orgulhoso de mim mesmo e posso ver na tela. Estou lutando para não chorar, porque é um sonho para mim.” Ele também reconheceu as condições difíceis, dizendo: “Não foram condições fáceis, porque estava ventando e frio. Não como costumávamos jogar nos últimos dias.“
Com esta vitória, Musetti melhorou para 1–3 em sua série ATP Head2Head contra Djokovic. Em seguida, ele enfrentará seu compatriota Jannik Sinner nas quartas de final. Djokovic, que buscava o 39º título do ATP Masters 1000 nesta semana, ficou desapontado com seu desempenho. Ele ganhou apenas 39% de seus pontos no segundo saque e caiu oito vezes, o que é mais do que ele havia perdido em suas 17 partidas anteriores combinadas este ano.
Djokovic disse: “Os sentimentos após tal jogo são terríveis. Não é um desastre, mas estou de mau humor porque perdi. O adversário esteve estável em episódios importantes, só isso. Parabéns a ele – boa sorte no futuro. Não há mais nada a comentar. Estou indo“.
Musetti, que está em 20º lugar no Pepperstone ATP Live Rankings, subiria para 17º se derrotasse Sinner nas quartas de final. Isso marcaria um novo recorde na carreira do italiano, que está em sua segunda quarta-de-final do Masters 1000 depois de chegar às oitavas de final em Paris em 2022.