Autor: Amrit Santlani
A polícia espanhola descobriu um grande golpe envolvendo três gangues que extorquiam dinheiro de famílias brasileiras, fazendo falsas promessas de transformar seus filhos em jogadores de futebol profissionais. De acordo com um relatório da BBC, a polícia espanhola prendeu três grupos separados que trabalhavam em conjunto para enganar famílias brasileiras.
As gangues supostamente fizeram promessas falsas às pessoas sobre como ajudariam a transformar as crianças trazidas do Brasil em jogadores de futebol de elite. Em vez disso, os golpistas estavam simplesmente fazendo afirmações falsas aos pais das crianças.
De acordo com a polícia espanhola, os bandos exigiam aos pais o pagamento de propinas na ordem dos 5.000 euros (mais de 25 mil reais), no entanto, este era apenas o valor inicial e todos os meses era extorquido às famílias um pagamento de até 1.700 euros por jogador. .
O mesmo relatório afirma que cerca de 70 famílias brasileiras foram enganadas pelos golpistas, no total, 11 prisões foram feitas.
Os golpistas haviam prometido às famílias que seus filhos seriam cuidados e que o dinheiro deles seria gasto para cobrir despesas como mensalidades, moradia e papelada para autorizações de residência na Granada, na Espanha.
No entanto, a realidade é que as crianças eram obrigadas a viver em casas com condições exíguas e não recebiam sequer comida suficiente, além disso, nenhuma das crianças conseguiu obter residência legal em Espanha, segundo um comunicado da polícia.
Os jogadores brasileiros cujas famílias foram enganadas pertenciam, em sua maioria, à faixa etária entre 16 e 23 anos.
As três gangues identificadas operam de forma independente, mas dividem as responsabilidades entre os grupos. Alguns membros de gangues eram responsáveis pelo recrutamento de crianças, seus alvos geralmente eram famílias ricas. Outro grupo se concentrou em registrar crianças com documentos falsos para obter vistos e a terceira gangue administrou a estratégia geral.
Uma das crianças apresentou queixa à polícia, após a qual as autoridades espanholas conseguiram desvendar o golpe.