Autor: Monojit Mandal
O calouro do Arkansas, Anthony Black, um jogador altamente classificado e escolhido entre os 10 primeiros, decidiu abrir mão de sua elegibilidade universitária restante e ingressar no draft da NBA em 2023. Durante o “NBA Today” da ESPN na quarta-feira.
/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_image/image/72175991/usa_today_20305493.0.jpg)
Em sua primeira temporada no Arkansas, Black, que está listado como o número 8 em potencial no prognóstico do draft da ESPN para a NBA, teve um grande impacto. Depois de uma média de quase 12,7 pontos, 5,1 rebotes, 3,9 assistências claras e 2,1 roubos de bola em cada partida, ele foi selecionado para o segundo time All-SEC e para o time calouro.
Black foi bastante significativo no torneio da NCAA de Arkansas, ajudando os Razorbacks a vencer o número 1 do Kansas e avançar para o Sweet 16, onde foram derrotados pelos campeões nacionais UConn. No que acabou sendo sua última aparição com o uniforme do Arkansas, Black somou 20 pontos, 5 roubos de bola e 4 rebotes.

Com 1,80m, Black jogou mais minutos no basquete universitário do que qualquer outro novato e se estabeleceu como um dos maiores defensores em sua classe de draft. Ele mostrou habilidade instintiva para aplicar forte pressão de bola, batalhar através de telas, proteger a cesta e entrar nas pistas de ultrapassagem.
A versatilidade de Black estava em exibição para o Arkansas enquanto ele jogava com ou sem a bola, exibindo sua inventividade, ritmo, resistência e inteligência. Por mais que existam lacunas em sua agressividade, o altruísmo de Black o tornou um recurso vital para um time do Arkansas que lutava para estabelecer uma hierarquia ofensiva clara.

Enquanto Black ajudou a levar o basquete dos EUA à medalha de ouro no estimado torneio Sub-18 da Fiba Américas realizado no verão passado, seus incríveis esforços contra Louisville e Creighton no Maui Invitational no final de novembro despertaram a curiosidade de vários olheiros e executivos da NBA.
De acordo com Black, a posição de seleção específica não é uma grande preocupação para ele. No entanto, devido ao seu excepcional conjunto de habilidades e potencial, ele é amplamente previsto para ser uma escolha de primeira rodada no draft de 2023 da NBA.