Autor: Soorya G
Os pesos-pesados italianos AC Milan e Napoli se enfrentarão nas quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA, na quarta-feira. As duas equipes se enfrentarão no segundo de três confrontos no espaço de algumas semanas, depois de se enfrentarem na Série A algumas semanas atrás, logo após o intervalo internacional. O AC Milan, de Stefano Pioli, atual campeão da Serie A, foi incrível em seu recente confronto com os Gliazurri, ao derrotar os líderes da liga por 4 a 0.
Os homens de Stefano Pioli esperam mais do mesmo da sua equipe, considerando que será disputada num ambiente favorável, no icônico San Siro. Luciano Spalletti, treinador do Napoli, estará desesperado para mudar as coisas, pois sente a oportunidade de ir até o fim no principal torneio de clubes da Europa. Seria uma vitória histórica para o Napoli se isso acontecesse, já que eles nunca provaram a glória da Liga dos Campeões.
O Milan, que venceu a Liga dos Campeões pela última vez em 2007, tem impressionantes sete títulos em seu nome, atrás apenas dos titãs espanhóis Real Madrid, cujo armário de troféus da Liga dos Campeões é duas vezes maior que os AC Milan. Este, por sua vez, espera chegar a oito títulos, para compensar uma temporada no campeonato que tem sido irregular para seus padrões.
O Milan está em quarto lugar na tabela da Serie A no momento, 22 pontos atrás do líder Napoli, que está voltando para casa para a vitória. O AC Milan está envolvido em uma batalha a seis pelas outras três vagas europeias, já que a Série A, além da primeira colocação, tem sido extraordinariamente competitiva. O Milan, junto com a Lazio, AS Roma, Inter, Atalanta e potencialmente a Juventus disputarão as vagas entre o segundo e o quarto lugar, mas a forma recente da Lazio provavelmente significa que eles terminarão em segundo lugar, confortavelmente.
O veterano técnico da Lazio, Maurizio Sarri, não será capaz de alcançar sua antiga equipe, mas pode tentar reduzir a distância entre sua equipe e os próximos campeões. O Milan, no entanto, vive uma fase estranha, com apenas uma vitória em seis jogos. A goleada que eles deram ao Napoli foi sua única atuação vitoriosa, tendo caído para a derrota contra times do meio da tabela, como Fiorentina e Udinese. No fim de semana, eles não conseguiram somar três pontos em casa, empatando contra o Empoli. Pioli teria soado os sinos de alerta para seus homens antes do confronto de alto risco, e uma melhora do Milan é esperada.
O Napoli, por sua vez, está tendo talvez a melhor temporada de sua existência, tendo praticamente conquistado o título da liga, faltando alguns meses. Os homens de Spalletti jogam um futebol ofensivo da mais alta qualidade e são, com toda probabilidade, o melhor time do futebol europeu no momento. Eles tiveram ótimos resultados contra os melhores times do mundo, inclusive na Liga dos Campeões, onde humilharam o poderoso Liverpool por 4 a 1. A dupla de atacantes Khvicha Kvaratskhelia e Victor Osimen estabeleceu uma força destrutiva no topo do campo, marcando um total combinado de 44 gols nesta temporada.
Notícias da equipe
Ambos os lados estão lidando com uma lesão proeminente, mas de curto prazo. O atacante talismã do Napoli, Victor Osimhen, foi descartado, assim como o lendário atacante Zlatan Ibrahimovic. Na ausência deles, os dois lados ainda terão atacantes fortes em um jogo tão crucial.
Escalação esperada:
Milão: Maignan; Calabria, Kjaer, Tomori, Hernandez; Krunic, Tonali, Bennacer; Diaz, Leão, Giroud;
Nápoles: Meret; Costa, Kim Min-Jae, Rrahmani, Di Lorenzo; Zambo-Anguissa, Zielinski, Lobotka; Kvaratskhelia, Lozano, Raspadori;
Jogadores-chave:
Rafael Leão será o jogador mais assistido no San Siro na quarta-feira, especialmente depois de sua atuação contra o Napoli há apenas uma semana. O português foi simplesmente intocável, marcando dois gols. O segundo de seus dois gols foi incrível, e ele espera uma repetição no jogo eliminatório.
A ascensão de Kim Min-Jae ao topo foi nada menos que incrível. O sul-coreano, que ingressou apenas no verão, impressionou tanto que o clube já recebeu várias ofertas por ele. Ele tem uma presença soberba, é enganosamente rápido e extremamente organizado com seu dever defensivo.
Previsões:
Napoli para se vingar
Após a derrota humilhante em casa no San Paolo alguns dias atrás, a vingança estará na mente de Spalletti.
Zambo Anguissa para dominar
O camaronês tem estado em sua melhor forma nesta temporada, contribuindo em todos os departamentos. Uma figura imponente no centro, ele será uma peça crucial do quebra-cabeça.
Entrada especial de Brahim Diaz
O meia espanhol tem sido absolutamente sensacional para o Milan ao longo do seu período de empréstimo no clube. O jovem de 23 anos foi influente no confronto anterior entre as duas equipes, e desta vez espera-se que não seja diferente.