Author: Barkha Roy
Segundo relatos, Andy Murray está pensando em pular o resto da temporada de saibro, após um desempenho decepcionante no Masters de Monte Carlo. O ex-Número Um do mundo foi eliminado na primeira rodada do torneio pelo australiano Alex de Minaur, ampliando suas dificuldades em superfícies de saibro.
Em sua primeira partida em quadra de saibro do ano, Murray foi derrotado por 6–1, 6–3, por De Minaur. Conforme Roland-Garros se aproxima, Murray expressou preocupação com seu desempenho acima de tudo, e questionou se ele participaria de outros eventos em quadra de saibro.
Murray expressou desapontamento com seu desempenho e afirmou: “Estou muito desapontado com isso, para ser honesto, porque pratiquei bem na semana passada. Obviamente, eu não tinha grandes expectativas para o primeiro torneio, não esperava jogar um tênis incrível ou me sentir bem na quadra, mas certamente quando você coloca um certo nível de trabalho e esse é o desempenho que vem no final de tudo, é bastante desmoralizante. Tenho que pensar muito sobre as coisas com minha equipe e o que faço a partir daqui.”
Se Murray decidir pular o resto da temporada no saibro, ele não poderá competir em nenhum outro torneio, o que prejudicará seus esforços para subir no ranking. Seu objetivo para a primeira metade do ano é ser cabeça-de-chave em Wimbledon, chegando ao top 32, o que ele não conseguirá sem participar de mais torneios. Atualmente, Murray está classificado em 54º lugar no ranking ao vivo.
Murray teve um início de temporada promissor, derrotando Thanasi Kokkinakis e Matteo Berrettini em partidas muito disputadas no Aberto da Austrália. Ele então chegou à final em Doha, derrotando Alexander Zverev, antes de perder para Daniil Medvedev na final.
Antes de perder para o também britânico Jack Draper, ele teve algumas boas vitórias em Indian Wells para mantê-lo vivo. No entanto, sua derrota para Dusan Lajovic em Miami prejudicou seu ímpeto, e sua derrota para De Minaur em Monte Carlo aumentou suas lutas.
A última vez que Murray visitou Monte Carlo foi em 2017, quando foi derrotado pelo espanhol Albert Ramos Vinolas, na terceira rodada. Apesar de seus sucessos anteriores no saibro, as lutas recentes de Murray nessa superfície o deixaram questionando sua capacidade de competir no mais alto nível. Como resultado, ele pode optar por se concentrar em outras superfícies e torneios para tentar recuperar sua forma.