As habilidades de pontuação de Jaren Jackson, do Memphis Grizzlies, desempenharão um papel crucial para que eles cheguem aos playoffs. Ancorar uma das melhores defesas da liga foi a maior contribuição de Jackson para o Grizzlies estar posicionado para entrar nos playoffs como a segunda cabeça-de-chave da Conferência Oeste. Sua pontuação, no entanto, pode realmente determinar o teto para este time de Memphis.
No entanto, o excelente desempenho de Jackson é apenas ligeiramente prejudicado pelo fato de que ele jogou 612 minutos a menos que Lopez, principalmente devido a uma lesão no início da temporada e problemas ocasionais com falta. No entanto, Jackson priorizou a defesa posicional em vez de fazer bloqueios espetaculares para evitar cometer faltas baratas. Como resultado, seu tempo de jogo aumentou na última parte da temporada.
A estrutura de 1,80m de Jackson, combinada com sua envergadura de 2,10m, dá a ele uma vantagem sobre outros bloqueadores de arremessos prolíficos. Além disso, os Grizzlies têm um recorde impressionante de 17-6 quando Jackson marca pelo menos 20 pontos nesta temporada. Das três derrotas, a maioria delas durante a suspensão de Ja Morant em março, a contribuição ofensiva de Jackson foi crucial para manter o Memphis na liderança da Conferência Oeste. Durante os nove jogos que Morant perdeu, Jackson teve média de 22,7 pontos em 51,1% de arremessos.
Jaren Jackson registrou pontos altos na carreira na temporada em curso
O jogo ofensivo de Jackson ainda é um trabalho em andamento, e ele foi questionado sobre seu potencial com tanta frequência que agora ocasionalmente zomba do assunto. Para realizar seu potencial como pontuador, como Jenkins sugeriu, Memphis deve descobrir como otimizar seu conjunto de habilidades.
Alguns anos atrás, Jackson parecia que se tornaria um dos maiores pontuadores da NBA. Ele acertou impressionantes 39,4% além do jogo de alto volume na temporada 2019-20, que foi o ano de estreia de Morant. No entanto, Jackson perdeu a maior parte da temporada 2020-21 devido a uma lesão no joelho e teve dificuldades ofensivas na última temporada. Apesar de ser uma seleção totalmente defensiva do time principal, ele acertou apenas 41,5% do chão e 31,9% da faixa de 3 pontos.
Nesta temporada, Jackson se recuperou fortemente, com média de 18,3 pontos por jogo, o recorde de sua carreira, ao mesmo tempo em que alcançou a melhor porcentagem de arremessos verdadeiros da carreira (60,8). Embora seu arremesso de 3 pontos tenha sido mediano (34,4%), Jackson confiou mais em suas outras ferramentas ofensivas e aproveitou sua rara combinação de tamanho e habilidades com a bola.