Autor: Monojit Mandal
Christian Wood, um grande jogador do Dallas Mavericks, tem sido um ponto brilhante para o clube nesta temporada, com média de 16,6 pontos em 51,5% de arremessos e 7,3 rebotes por jogo. Apesar de seu excelente desempenho, é duvidoso que ele seja recontratado pela organização. O contrato de Wood está programado para expirar neste verão, e ele se tornará um ‘free agent’. A equipe da Conferência Oeste, de acordo com Marc Stein, não tem planos de trazer de volta o destaque de 27 anos. Muitas pessoas estão surpresas com esta notícia porque Wood tem sido um jogador constante para o Mavericks nesta temporada.
O Mavericks encontrou vários obstáculos nesta temporada e, com a aproximação da fase de ‘free agent’, eles terão que tomar algumas decisões difíceis. No verão de 2022, a franquia o adquiriu ao enviar cinco jogadores para o Houston Rockets em troca do atacante. O Mavericks era um dos melhores times da liga na época do acordo, com um recorde de 29-18 e um quarto lugar na Conferência Oeste. Mesmo assim, eles têm lutado desde então, completando a temporada com o quinto pior recorde da conferência.
Wood é elegível para negociar uma extensão de contrato com o Mavericks, embora tenha havido rumores no início desta temporada de que a franquia não estava interessada em estender seu contrato além de dois anos. Embora possa assinar um contrato de quatro anos no valor de cerca de US$ 77 milhões, parece que o proprietário Mark Cuban quer manter o espaço orçamentário disponível para ‘free agents’ em 2025. Wood atualmente ganha US$ 14,3 milhões, o que é um salário razoável considerando seus serviços ao time. Ele é um jogador dinâmico que pode atacar, defender e marcar, tornando-o um alvo atraente para outros clubes.
Não obstante a afirmação de Stein, Cuban deu a entender que não tem intenção de assinar novamente com Christian Wood. Embora a habilidade de Wood tenha limitações, como defesa fraca, ele é um ótimo complemento para qualquer time. Não está claro com quem o Mavericks substituirá Wood, mas é bastante garantido que ele não voltará a Dallas na próxima temporada. Kyrie Irving, que tem sido um jogador valioso nesta temporada, deve ser recontratado pela organização.
Luka Doncic é inegavelmente um dos melhores jogadores da liga, mas o Mavericks precisará cercá-lo de bons jogadores se quiser mantê-lo feliz. Esse processo pode levar algum tempo, já que a dupla Doncic-Irving pode precisar dos serviços de outro jogador de ponta para competir em alto nível. Para resumir, Christian Wood foi uma excelente adição ao Dallas Mavericks nesta temporada, mas parece que ele não voltará na próxima. Com a aproximação do período de free agente, o Mavericks terá que tomar algumas decisões difíceis de pessoal. Aconteça o que acontecer, os torcedores podem esperar uma entressafra intrigante, cheia de surpresas e ajustes no elenco.
Wood começou sua carreira universitária no basquete na Universidade de Nevada, Las Vegas (UNLV) de 2013 a 2015. Ele apareceu em 30 jogos com duas partidas como calouro, com média de 4,5 pontos e 3,2 rebotes por jogo. Apesar de seu tempo de jogo limitado, ele se mostrou promissor o suficiente para ganhar oportunidades adicionais em sua segunda temporada.