Israel Adesanya recuperou seu título dos médios do UFC com uma vitória devastadora sobre Alex Pereira no UFC 287 no Kaseya Center na noite de sábado. Com esta vitória, Adesanya se tornou o primeiro bicampeão dos médios da história do UFC, e apenas o quarto lutador a reconquistar o título em uma revanche imediata.
Adesanya já havia perdido para Pereira três vezes, mas desta vez virou o jogo contra o rival. Pereira estava bem no início da luta, mas Adesanya contra-atacou com uma forte mão direita que abalou Pereira. Ele então seguiu com um gancho de esquerda que mandou Pereira para a tela. Adesanya deu o toque final com um punho de martelo quando o árbitro interrompeu a luta.
Após a partida, Adesanya ficou sobre um Pereira caído e fez um movimento como se estivesse puxando um arco e flecha, que é a mesma provocação que Pereira usa. Adesanya descreveu sua vitória como “histórica”, enquanto Pereira cairá como um grande campeão, apesar de ter perdido o título.
O presidente do UFC, Dana White, elogiou Adesanya, chamando-o de “especial” e “diferente”. Adesanya já havia perdido o título para Pereira no ano passado, mas com esta vitória, ele se consolidou como um dos melhores pesos médios da história do UFC.
Pereira, ex-campeão dos médios e meio-pesados do Glory Kickboxing, deve passar para a divisão dos meio-pesados após esta luta devido ao corte de peso que terá que fazer para atingir o limite de 185 libras como peso médio.
A vitória de Adesanya no UFC 287 foi uma ocasião importante e consolidou seu status como um dos maiores lutadores peso médio da história do UFC. Com seu estilo de luta único e capacidade de combater os movimentos de seus oponentes, Adesanya certamente continuará sendo uma força dominante no mundo das artes marciais mistas nos próximos anos.