Autor: Amrit Santlani
Lionel Messi superou as façanhas de gols de Cristiano Ronaldo na Europa, quando o argentino, vencedor da Copa do Mundo, abriu o placar durante a vitória do Paris Saint-Germain por 2 a 0 sobre o Nice no sábado, pela Ligue 1.
Messi não conseguiu marcar nas últimas três partidas do campeonato, mas ele marcou para ajudar o PSG a manter a liderança intacta sobre o Lens, segundo colocado. Com seu último gol, Messi superou o feito incrível de Cristiano Ronaldo e também alcançou outro marco importante.
O jogador de 35 anos abriu o placar aos 26 minutos da partida, dando a vantagem ao seu time e, com isso, Messi chegou à marca de 702 gols nas cinco principais ligas da Europa. Ronaldo, que atualmente joga pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita, marcou 701 gols nas cinco grandes ligas da Europa.
Ronaldo marcou 701 gols em duas passagens pelo Manchester United, depois de se destacar no Sporting de Lisboa, antes de jogar pelo Real Madrid e também pela Juventus. Messi, porém, superou a contagem de Ronaldo, tendo disputado 105 partidas a menos que seu rival.
O sete vezes vencedor da Bola de Ouro marcou 672 gols em 778 partidas pelo Barcelona, onde conquistou toda a Europa, antes de somar mais 30 gols com as cores do PSG desde que ingressou no Parc des Princes em 2021. Ele jogou um total de 68 jogos para os parisienses, incluindo sua última partida contra o Nice.
Anteriormente, Messi era frequentemente criticado por não jogar em nenhuma outra liga ou time além de seu tempo com o Barcelona, enquanto Ronaldo dominou todas as ligas que jogou, no entanto, o capitão argentino teve uma passagem frutífera no PSG, onde conquistou a Ligue 1, bem como o Trophee des Champions no início desta temporada e continua no caminho para adicionar outro título da Ligue 1 à sua impressionante coleção de 37 troféus.
Mais tarde, na partida contra o Nice, o craque selou os três pontos ao marcar seu companheiro de equipe Sergio Ramos, que cabeceou de perto. Segundo a ESPN, foi a contribuição de 1000 gols de Messi a nível de clubes, tendo registrado um total de 298 assistências.
Os parisienses haviam sofrido recentemente uma derrota nas mãos do Lyon e Messi foi vaiado durante a partida, pois continua vinculado a uma mudança para o Barcelona. Tendo ingressado no Parc des Princes em 2021, o jogador de 35 anos está chegando ao fim de seu contrato atual. Com apenas alguns restantes antes do final da temporada, o lendário atacante pode se tornar um agente livre neste verão.
Pouco tempo depois, quando Messi levantou a Copa do Mundo com a Argentina, parecia que sua extensão seria uma mera formalidade, já que relatos afirmavam que o PSG tinha um acordo verbal sobre a extensão, mas as negociações pararam nos últimos meses.
Seu clube de infância vê isso como uma oportunidade de atrair seu filho pródigo de volta ao Camp Nou, no entanto, dadas as restrições financeiras da La Liga, juntamente com as condições de fair play financeiro, o Barcelona não poderia pagar o salário atual de Messi. Ou teria que aceitar um grande corte salarial, ou ainda poderia continuar na capital francesa na companhia de Neymar e Kylian Mbappé.
Depois de uma primeira temporada relativamente tranquila no PSG, Messi iluminou o Parc des Princes com suas atuações nesta temporada, marcando 19 gols e dando 17 assistências em 34 partidas em todas as competições. Ronaldo, por outro lado, também tem marcado gols por diversão, já que os dois atacantes lendários continuam a desafiar todas as barreiras da idade.