Autor: Soorya G
O Barcelona, líder da La Liga, terá a oportunidade de confirmar sua vitória na liga na terça-feira, e a chance de abrir 15 pontos de vantagem na liderança da primeira divisão espanhola. O Barcelona enfrentará o Girona, do meio da tabela, no Camp Nou, em uma disputa que Xavi Hernandez espera que seu time saia por cima.
O Barcelona tenta deixar para trás a decepção na Copa Del Rey, já que foram eliminados na fase semifinal do torneio pelo Real Madrid, que conseguiu se recuperar de uma desvantagem de 0-1 na partida de ida.
Xavi, que atualmente lida com algumas lesões em seu campo, foi forçado a escalar um time que não era o seu mais forte e acabaram perdendo por 4 a 0 em casa para os maiores vencedores da Liga dos Campeões. No entanto, os atuais campeões no sábado sofreram uma derrota para o Villareal, do ex-técnico do Barcelona, Quique Setien, que conseguiu surpreender os madridistas por 3 a 2 no Santiago Bernabéu. Samuel Chukuwueze foi absolutamente brilhante, marcando dois gols para dar à sua equipe uma vitória crucial e, mais importante, uma chance realista de ficar entre os quatro primeiros.
O Barcelona esperava manter a liderança contra o Madrid, mas o desempenho de Vinicius Jr. estragou seus planos. Mas depois de dominar a maior parte da primeira metade da segunda mão, eles surpreendentemente perderam a compostura e acabaram perdendo por 4-1. Após os primeiros 45 minutos, um furioso contra-ataque de Vinicius Junior deu a vantagem ao Real. O Real Madrid acabaria por assumir o controle do jogo de forma impressionante depois de empatar o placar, quando o excelente finalizador de Karim Benzema após uma assistência de Luka Modric acertou o fundo da rede enquanto o Nou Camp sofria em silêncio.
No entanto, o catalães terão a sua chance de desferir o golpe mortal em seus arquirrivais, já que uma vitória contra o Girona os colocará em uma posição confortável para conquistar o título da liga. A equipe de Xavi tem alguns jogos interessantes no que promete ser a última etapa de sua campanha vitoriosa, já que enfrentará Atlético de Madrid, Real Betis e Real Sociedad em seus últimos compromissos do campeonato. Embora nenhum desses times possa ser descartado, o Barcelona espera encerrar a temporada com bastante conforto, se conseguir somar três pontos contra o Girona.
“Queremos ser campeões e amanhã será mais um passo em frente. Isso nos daria uma margem muito importante. Vai ser um jogo complicado, o Míchel está trabalhando muito bem, com certeza não será fácil. Viramos a página depois da derrota na copa e estamos focados na La Liga. Quando fomos eliminados da Liga dos Campeões fizemos um pacto para ganhar este campeonato” Xavi disse antes do confronto de sua equipe contra o Girona.
Notícias da equipe
O Barcelona está lidando com uma série de problemas com lesões e espera-se que tenha uma escalação inicial inalterada no confronto da Copa Del Rey. Enquanto isso, o Girona de Michel vem de uma vitória emocionante sobre o Espanyol e terá uma escalação de força total contra os líderes da tabela.
Escalação esperada:
Barcelona: Ter Stegen; Koundé, Araujo, Alonso, Balde; Kessie, Busquets, Gavi; Raphinha, Fati, Lewandowski;
Girona: Gazzaniga; Martinez, Bueno, Lopez, Hernandez; Romeu; Tsigankov, Martin, Garcia, Villa; Castellanos;
Jogadores-chave
O artilheiro da La Liga, Robert Lewandowski, será o jogador mais intimidador em campo. O atacante polonês foi muito impressionante em seu primeiro ano no Barça, marcando 27 gols pelo clube em todas as competições. O centroavante é sempre uma arma para seu time.
Viktor Tsigankov será uma figura extremamente importante para a equipe de Michel, já que o ucraniano se tornou um trunfo inestimável para a equipe. Ingressou apenas em janeiro, e já soma três gols e deu três assistências em apenas oito jogos. Ele pode causar alguns problemas aos líderes na terça-feira.
Previsões
Barcelona para vencer (com diferença razoável de gols).
Os catalães serão os favoritos no confronto e têm todo o potencial para causar um placar desequilibrado.
Lewandowski para marcar
O robusto atacante está a caminho do prêmio de artilheiro desta temporada e pode ampliar sua vantagem de três gols no topo das paradas.
Tsigankov para impressionar
O ucraniano tem sido espetacular desde que se mudou para a Espanha e pode ser o melhor jogador de sua equipe no Camp Nou.