Autor: Barkha Roy
O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, criticou fortemente a decisão da Fórmula 1 de realizar sua primeira corrida de velocidade no Circuito da Cidade de Baku, no Azerbaijão.
Em entrevista ao Motorsport.com, Horner disse que estava “desapontado” com a decisão de realizar a corrida de velocidade em Baku, já que não era um dos circuitos em que esperava ver o novo formato introduzido.
“Estamos desapontados por ser em Baku”, disse ele. “É um circuito único. É de alta velocidade e muito difícil de ultrapassar.”
O formato de corrida de sprint, que terá uma corrida mais curta realizada no sábado (de um fim de semana do Grande Prêmio) para determinar o grid de largada para a corrida principal de domingo, foi introduzido pela Fórmula 1 este ano como uma forma de apimentar a corrida e adicionar emoção extra para fãs.
No entanto, Horner acredita que é improvável que o formato tenha o efeito desejado em Baku, onde a pista estreita e a falta de oportunidades de ultrapassagem podem resultar em uma corrida de procissão.
“Acho uma pena que seja em Baku”, disse ele. “Acho que é uma oportunidade perdida, porque temos ótimas pistas onde poderia realmente funcionar”.
Os comentários de Horner vêm em meio à crescente preocupação de alguns dentro do esporte de que o formato da corrida de sprint pode sair pela culatra e, em última análise, ser prejudicial para as corridas. O piloto da Red Bull, Max Verstappen, recentemente expressou suas próprias dúvidas sobre o novo formato, dizendo que “não era um grande fã” e que estava preocupado com a falta de oportunidades de ultrapassagem.
Apesar dessas preocupações, a Fórmula 1 permaneceu comprometida com o formato de corrida de velocidade e está programada para testá-lo em três corridas nesta temporada – em Silverstone em julho, Monza em setembro e Baku em junho.
Em um comunicado divulgado em resposta aos comentários de Horner, a Fórmula 1 disse acreditar que o formato de corrida de velocidade tem potencial para ser um sucesso em todos os circuitos onde está sendo testado, incluindo Baku.
“Estamos confiantes de que o formato da corrida de velocidade adicionará uma nova dimensão às corridas e proporcionará um nível adicional de emoção aos fãs”, diz o comunicado.
A decisão de realizar a corrida de velocidade em Baku também foi defendida pelos dirigentes do circuito, que apontaram o sucesso das corridas anteriores na pista como prova de que o formato pode funcionar. “Baku tem a reputação de produzir corridas emocionantes e imprevisíveis, e acreditamos que o formato de corrida de velocidade só vai contribuir para isso”, disse um porta-voz do Circuito da Cidade de Baku.
Independentemente do resultado da corrida de velocidade em Baku, parece que a Fórmula 1 está empenhada em experimentar novos formatos em uma tentativa de manter o esporte atualizado e envolvente para os fãs. Ainda não se sabe se esta última inovação será um sucesso ou um fracasso.