Apesar da vitória no Indian Wells Masters no mês passado, Carlos Alcaraz ainda não subiu ao topo do último ranking da Universal Tennis.
De acordo com o número 1 do mundo, Novak Djokovic, o método de classificação UTR fornece uma maneira mais precisa de avaliar a lista de jogadores de elite, pois usa um algoritmo detalhado que difere do sistema de pontos tradicional usado pelo ATP Tour.
A última lista dos dez melhores homens contém vários pontos de discussão interessantes, com a posição nº 4 de Alcaraz sendo uma das mais intrigantes. Nesse ínterim, Djokovic está no topo do ranking UTR enquanto se prepara para retornar à quadra no Masters de Monte Carlo no final deste mês.
Daniil Medvedev atualmente ocupa o segundo lugar no último ranking UTR. Ele conseguiu isso depois de vencer três torneios no início de 2023 e, recentemente, adicionar o título do Miami Open à sua coleção no início deste mês.
Jannik Sinner, que teve um desempenho brilhante em sua vitória sobre Alcaraz no Miami Open, agora ocupa o terceiro lugar no ranking UTR.
Alcaraz, que está uma posição à frente de Nick Kyrgios, estará de volta ao circuito depois de ficar de fora devido a uma lesão.
Rafael Nadal, que teve uma trajetória notável de 18 anos entre a elite do esporte, perdeu seu lugar entre os dez primeiros no ranking da ATP. No entanto, ele ainda ocupa um lugar entre os dez primeiros da lista UTR no número 9.
O técnico de tênis Patrick Mouratoglou dá seu veredicto sobre o debate sobre a classificação da UTR
Enquanto os fãs de Djokovic foram rápidos em opinar que o sérvio merece corretamente estar no topo, Djokovic reconhece que os desafios ao seu domínio no topo do jogo estão vindo de várias direções.
O respeitado técnico de tênis Patrick Mouratoglou, no entanto, deu sua opinião sobre o assunto, afirmando que não há dúvida sobre quem deve ser aclamado como o número 1 do mundo e insistiu que Djokovic ainda é o homem a ser batido.
Mouratoglou, que atualmente está treinando o jogador do top ten Holger Rune, disse: “O melhor jogador do mundo é o número 1 do mundo, e é Novak Djokovic. Se Alcaraz for o número 1 amanhã, podemos dizer que é Alcaraz. Acho que Carlos novamente é um jogador incrível e não tenho dúvidas de que ele será o número 1 por anos”.