A Inglaterra venceu o Brasil por 4 a 2 em uma emocionante disputa de pênaltis para conquistar o primeiro título da Finalíssima Feminina em frente a um Estádio de Wembley lotado na quinta-feira. Chloe Kelly cobrou o pênalti que venceu a disputa. Os dois times empataram em 1 a 1 após o tempo regulamentar, com a herói da Euro 2022, Kelly, vencendo para selar outro título histórico.
A Inglaterra dominou desde o início contra um time brasileiro vigoroso, mas atingido por lesões, com 83.132 torcedores torcendo pelas Inglesas. Os anfitriões pareciam ao caminho de uma vitória estreita por 1 a 0, depois de terem liderado o jogo graças a um gol de Ella Toone no primeiro tempo, que deixou a equipe de Sarina Wiegman em vantagem.
Lauren Hemp e Alessia Russo lutaram para criar oportunidades claras, embora a equipa de Wiegman tenha merecido o gol inaugural, a segunda parte atrapalhou completamente quando a atacante do Barcelona, Geyse, quase conseguiu o empate. A Inglaterra estava quase segurando a vitória, quando a jogadora brasileira Andressa Alves empatou, após sair do banco de reservas, aos 93 minutos, levando a partida para os pênaltis.
Na disputa de penalidades, as inglesas venceram por 3 a 1 em pouco tempo, graças a Georgia Stanway, Rachel Daly e Alex Greenwood.
Kerolin marcou para o Brasil para mantê-los vivos, embora Kelly – que havia marcado o gol da vitória no mesmo local durante os campeões europeus do ano passado, tenha errado seu chute e selado a vitória adversária.
Este é o segundo troféu da Inglaterra em 2023. Em fevereiro, eles conquistaram a Copa Arnold Clark. O último triunfo ajudou a Inglaterra feminina a estender sua invencibilidade para 30 jogos. Elas ainda estão invictos sob o comando de seu novo técnico, Wiegman, com o time procurando ganhar força antes da Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia no final deste ano.