Autor: Barkha Roy
O Real Madrid derrotou o Barcelona, líder da LaLiga, por 4 x 0, na quarta-feira, para vencer a semifinal da Copa do Rei. O atual vencedor da Bola de Ouro, Karim Benzema, marcou três vezes na vitória, enquanto Vinicius Junior também esteve em seu melhor momento e marcou o primeiro gol da partida, além de fazer uma assistência.
Depois de vencer o jogo de ida da semifinal por uma estreita margem de 1 x 0 no Santiago Bernabéu no mês passado, o Barcelona, que lutava pela quarta vitória consecutiva no clássico nesta temporada, parecia se encaminhar para o jogo do campeonato. No entanto, apesar de controlar a primeira metade do segundo tempo, eles desmoronaram inesperadamente para perder por 4–1 no geral.
Os donos da casa dominaram os primeiros 15 minutos do jogo e criaram uma grande chance quando um desmarcado Raphinha foi encontrado por um excelente cruzamento de Alejandro Balde, mas o brasileiro só conseguiu cabecear nas mãos de Thibaut Courtois.
O Barcelona estava tendo problemas para criar chances claras, apesar de ter sido a maior ameaça no primeiro período, mas seus adversários também tiveram problemas no. Perto do minuto 30, Toni Kroos colocou a bola na direção de Benzema, que arrematou para as redes.
Pouco antes do intervalo, Robert Lewandowski quase marcou para os donos da casa, mas o goleiro do Real Madrid, Courtois, defendeu.
Após o intervalo, Benzema marcou em jogo aberto graças a uma assistência de Vinicius Jr. e depois acrescentou outro de pênalti após Franck Kessie ser penalizado por falta na área sobre Vinicius. Vinicius jogou Benzema habilmente na área quando o tempo se esgotou para o time de Xavi Hernandez, dando ao atacante da França apenas Ter Stegen para vencer, quando ele marcou seu terceiro gol na partida.
Desde que se mudou para Madrid em 2009, este foi o nono “hat-trick” de Benzema. Ao marcar três gols neste jogo no Camp Nou, ele também se tornou o primeiro jogador do Real Madrid a registrar tal feito desde Ferenc Puskas em 1963.
Esta foi uma vitória moral para os homens de Carlo Ancelotti, que foram dominados pelos catalães ao longo da temporada. Agora, eles tentarão reproduzir esse resultado nos jogos restantes, especialmente depois de se tornar o primeiro time do Real Madrid a vencer o Barça por quatro gols de diferença em 1995.
Esta também foi uma vitória importante para o técnico do Real, Ancelotti, que poderia ter enfrentado o machado se o Madrid tivesse perdido o jogo para o Barça. Enquanto o estrategista italiano está constantemente ligado a uma mudança para treinar a seleção brasileira de futebol, os torcedores do Real Madrid agora esperam que ele esteja com eles até pelo menos o final da temporada.
No entanto, ele pode ficar até o final de seu contrato em junho de 2024 se o Real Madrid terminar a temporada com força, ainda em busca da glória europeia e agora na final da Copa do Rei.
O Real agora espera vencer a Copa da Espanha pela 20ª vez em sua história quando enfrentar o Osasuna em 6 de maio, que chegou à final ao derrotar o Athletic Bilbao por 2 x 1 no total na terça-feira.
O Barcelona enfrentará o Girona no Nou Camp na segunda-feira, em seu retorno a LaLiga. Faltando 11 jogos para o final da temporada, o time de Xavi Hernández lidera o Real Madrid com 12 pontos de vantagem na liderança da tabela.
O próximo jogo do Real Madrid é contra o Villarreal, no sábado, no Santiago Bernabéu. Antes do jogo do Barça, dois dias depois, a equipe de Carlo Ancelotti tem a chance de reduzir a diferença para nove pontos.