Autor: Soorya G
O torneio acontecerá em nove cidades, com as eliminatórias começando no início de 2024.
A União das Associações Europeias de Futebol concedeu à Suíça os direitos de organização do Campeonato Europeu Feminino de 2025. Os suíços garantiram, portanto, a qualificação automática para o grande torneio, que será realizado em nove cidades do país. A Suíça recebeu a responsabilidade de conduzir o torneio à frente de outras nações europeias na Polônia, França e um grupo de países escandinavos. A notícia foi oficializada através de um anúncio feito pela federação, na sequência da reunião do Comitê Executivo da UEFA, que decorreu na tarde desta terça-feira, em Lisboa.
Esta será a primeira vez em quase duas décadas que a Suíça sediará um grande torneio de futebol. O último evento da UEFA realizado no país foi o Campeonato Europeu Masculino de 2008, onde Áustria e Suíça sediaram juntos. A Espanha foi vitoriosa naquela edição da Eurocopa, o primeiro de três grandes troféus internacionais que seriam conquistados pela La Roja, incluindo a Copa do Mundo da FIFA 2010 na África do Sul, que aconteceu entre dois Campeonatos Europeus (2008 e 2012).
A Suíça conseguiu derrotar a França, que havia proposto um torneio de oito cidades em sua candidatura oficial. A França havia sediado recentemente a Euro Masculina em 2016, na qual Portugal saiu vitorioso. A Polônia foi a primeira a enviar sua candidatura para sediar a Euro Feminina em 2025 e marcou um torneio em 10 cidades, incluindo a capital Varsóvia.
As nações nórdicas Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia também colocaram entraram na disputa, com uma finalização conjunta. Se o “Nordics 2025” se concretizasse, teríamos um torneio de nove cidades em quatro nações. No entanto, a Suíça, que garantiu as responsabilidades de hospedagem, incluiu Basel, Berna, Genebra, Zurique, St.Gallen, Lucerna, Sion, Lausanne e Thun para conduzir a competição.
A atual campeã Inglaterra provavelmente entrará na principal competição internacional europeia como favorita mais uma vez, depois de levar a melhor sobre a Alemanha na edição de 2022 do torneio. As eliminatórias para o evento de 16 equipes estão programadas para começar no início de 2024.