Autor: Barkha Roy
Daniil Medvedev manteve sua trajetória estelar para conquistar sua primeira vitória no Miami Open. Em sua quinta final do ATP Tour do ano, o jogador de 27 anos derrotou Jannik Sinner em sets diretos por 7-5, 6-3 para vencer seu quarto campeonato neste ano. Carlos Alcaraz foi o adversário em sua única derrota nesta temporada pelo campeonato em Indian Wells.
O russo levou apenas uma hora e 34 minutos para encerrar o jogo e fazer 6 a 0 no confronto direto da dupla. A estrela do quinto lugar agora possui um recorde de 24 vitórias e uma única derrota em suas últimas cinco competições.
“Estou muito feliz. Hoje foi uma partida difícil. Provavelmente foi o dia mais quente e mais úmido durante o dia. Não foram condições fáceis. Não sei se Jannik teve uma pequena lesão ou cãibra. Eu também estava lutando, tentei não demonstrar”, disse Medvedev depois de conquistar seu primeiro título do ATP Masters 1000 desde a vitória em Toronto em 2021.
“Eu não ganhava um título tão grande há provavelmente um ano e meio. No final, eu estava bastante abalado. Nem apertado, porque não tenho medo de vencer. Mas mesmo assim as mãos ficam um pouco trêmulas então o saque fica um pouco mais difícil… Consegui me recompor e fechar a partida.“
O quarto cabeça-de-chave dominou o italiano desde o início e o deixou frustrado com suas travessuras de linha de base. Tal era seu domínio que ele não enfrentou um único break point na partida após os cinco de Sinner no quinto game do primeiro set.
Logo no primeiro lance, o russo mostrou seu alcance desde a linha de base e então assumiu o controle da partida ao vencer quatro jogos consecutivos por 5 a 5 no primeiro set. Sinner quebrou 1-2, mas o mundo não. 5 recuperou sua vantagem de 3-1 um jogo depois.
A vitória do campeão do US Open de 2021 em Miami aumenta sua liderança na classificação do calendário Race to Turin para 600 pontos à frente do próximo melhor Novak Djokovic na lista. Ele agora também deve subir para o número quatro nas paradas da ATP.
Ao chegar à final do Miami Open, Medvedev se tornou o primeiro tenista depois de Djokovic a chegar à final consecutiva do ATP Masters 1000. Este também foi seu quinto título ATP Masters 1000 e seu 19º título como profissional.