Autor: Barkha Roy
Os torcedores do Chelsea se alegraram nas redes sociais depois de ouvir sobre a demissão de Graham Potter na noite de domingo.
O técnico de 47 anos conseguiu apenas quatro vitórias para o time de Stamford Bridge este ano, colocando o time em 11º lugar na classificação da Premier League, 12 pontos atrás das vagas para a Liga dos Campeões.
Um comunicado do clube dizia: “O Chelsea FC anunciou que Graham Potter deixou o clube. Graham concordou em colaborar com o clube para facilitar uma transição suave.
Em sua passagem pelo clube, Graham nos levou às quartas de final da Liga dos Campeões, onde enfrentaremos o Real Madrid.
“O Chelsea gostaria de agradecer a Graham por todos os seus esforços e contribuições e desejar-lhe boa sorte no futuro.”
Embora os Blues estivessem apresentando desempenhos decentes que renderam resultados positivos, incluindo uma vitória nas oitavas de final contra o Borussia Dortmund, o reinado de Potter chegou ao fim após seis meses, após dois resultados decepcionantes – um empate em casa contra o Everton e uma derrota para o Aston Vila no sábado.
No entanto, nas redes sociais, os torcedores do clube pareciam estar de bom humor, com alguns classificando sua gestão em Stamford Bridge como “vergonhosa”. “Graham Potter agora pode se divertir com sua mentalidade e métodos medíocres”, escreveram eles. “Pelo menos ele ganhou sua pensão como recompensa por seu curto e vergonhoso período como técnico do Chelsea.”
A maioria ficou feliz com a saída de Potter, mas alguns torcedores do Chelsea ainda eram a favor da demissão do jogador de 47 anos. “Potter sempre esteve fadado ao fracasso no Chelsea. Entrei em um clube onde o dono estava apenas gastando seu dinheiro com jogadores que absolutamente não precisavam”, escreveram. “Ele sempre precisou de tempo para montar o time que queria e nunca conseguiria fazer isso com aquele dono.”
O mandato de Potter teve um início forte com uma seqüência invencível de cinco jogos na liga, mas seus esforços foram desfeitos por uma derrota por 4 a 1 nas mãos de seu ex-time. A confiança de seus jogadores parecia ter sido afetada por isso, já que o Chelsea não venceu outra partida do campeonato até uma vitória instável sobre o Bournemouth em 27 de dezembro.
A vitória sobre o Dortmund no mês passado em Stamford Bridge foi o ápice da passagem de Potter pelo clube. Ele jogou 31 partidas durante sua gestão, perdendo 11 delas, incluindo a derrota crucial em casa para o Villa. Ele venceu 12 partidas, empatou oito e empatou oito.
O clube anunciou oficialmente que o ex-assistente de Potter, Bruno Saltor, que se juntou a ele vindo de Brighton em setembro passado, será o técnico interino do time até o final da temporada.
A equipe de diretores esportivos do clube ficará encarregada de selecionar um substituto de longo prazo para os Blues antes que os co-proprietários Todd Boehly e Behdad Eghbali façam a decisão final.
Para chegar à cobiçada Liga dos Campeões na próxima temporada, o Chelsea agora terá que derrotar o Real Madrid.
Desde que os novos proprietários do clube substituíram Roman Abramovich no verão passado, o Chelsea gastou mais de 600 milhões de libras em novos jogadores, mas dois gerentes deixaram o clube.
O Blues é o próximo na fila para receber o Liverpool em um jogo no meio da semana antes de viajar para o Molineux Stadium para enfrentar o Wolves no sábado. Eles devem então viajar para Madri para enfrentar o atual campeão Real Madrid na primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA.