(Autor: Barkha Roy)
Depois que George Russell e Lewis Hamilton desafiaram Max Verstappen pela pole no Grande Prêmio da Austrália, Fernando Alonso e Carlos Sainz acusaram a Mercedes de exagerar na ‘falta de velocidade’.
Russell e Hamilton expressaram insatisfação com o desempenho do W14 depois que a Mercedes falhou em competir com a Red Bull nas duas primeiras corridas da temporada, enquanto o chefe da equipe, Toto Wolff, confirmou que planos para mudar drasticamente sua filosofia de design estão em andamento.
No entanto, a dupla britânica entrou inesperadamente na disputa pela pole em um Albert Park frio e ventoso no sábado, apenas para perder para Verstappen.
Alonso, que terminou no pódio atrás de dobradinhas da Red Bull nas duas primeiras corridas da temporada, terminou em quarto lugar com a Aston Martin, enquanto o compatriota espanhol Sainz terminou em quinto com a Ferrari.
Questionado por Rachel Brookes, da Sky Sports F1, se ficou surpreso com o ritmo da Mercedes, Alonso disse: “Na verdade, não. Acho que eles já foram muito rápidos em Jeddah e foram rápidos em P2. Eles são sempre rápidos. Se você ler os comentários, parece que eles têm um carro que está (saindo) do Q3, mas não é aquele carro”.
Sainz, que estava sendo entrevistado ao lado de seu compatriota, acrescentou: “Concordo. Eles são muito mais rápidos do que as pessoas pensam, eu acho, especialmente na corrida. Em Jeddah, na corrida eles tiveram um ritmo muito próximo de Fernando. Lewis e George, eles estavam esgotados e não conseguíamos acompanhá-los.”
“Então esse carro é rápido. Claramente não é tão rápido quanto o Red Bull, nenhum é, mas se eles juntarem a classificação, eles podem realmente fortes concorrentes também.”
Enquanto Alonso não parece impressionado com o desempenho da Mercedes na abertura da temporada, o piloto de 41 anos pediu a seus rivais que dificultem a vida de Verstappen, que lidera a classificação de pilotos enquanto busca o terceiro campeonato mundial consecutivo.
O holandês, que busca sua primeira vitória no Grande Prêmio da Austrália, é o único Red Bull na frente do grid depois que o erro do companheiro de equipe Sergio Perez no Q1 o empurrou para o final do grid.
A dramática sessão de qualificação de sábado continuou um fim de semana caótico em Melbourne, com bandeiras vermelhas e mau tempo impedindo as equipes de realizar suas simulações de corrida habituais nos treinos. Como resultado, Alonso acredita que a corrida de domingo será ainda mais misteriosa.
“Acho que há muitas incógnitas na corrida depois de perder o FP2. E também a temperatura, acho que vai ser muito diferente amanhã – deve estar ensolarado”, disse ele.