(Autor: Barkha Roy)
O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse que ficaria “animado” se o Brasil o convidasse para ser o novo técnico da seleção. Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), admitiu recentemente que Ancelotti seria uma escolha óbvia para substituir Tite, enquanto o goleiro brasileiro do Manchester City, Ederson, disse que a chegada de Ancelotti era uma “grande possibilidade”.
Ancelotti, cujo contrato com o Real Madrid termina em junho de 2024, insistiu que estava feliz no Santiago Bernabeu – mas admitiu que a perspectiva de treinar o Brasil no futuro era atraente. Quando questionado sobre a possível oportunidade, antes do jogo de domingo contra o Real Valladolid, ele expressou sua empolgação.
Ele disse “não conheço o presidente da Federação Brasileira; se ele quiser falar comigo, adoraria cumprimentá-lo. Sim, a realidade é que se a Seleção Brasileira me quiser, estou muito animado. Mas há um contrato em Madrid”.
O Brasil, pentacampeão mundial, teve uma campanha decepcionante na Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar, no ano passado. A Croácia os eliminou nas quartas de final, derrotando-os por 4 a 2 nos pênaltis, após um empate de 1 a 1 na prorrogação. Tite renunciou após a eliminação da competição. Pouco mais de três meses depois, eles foram derrotados por 2 a 1 no amistoso contra o Marrocos, em Tânger.
De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, está compilando uma longa lista de possíveis substitutos para Carlo Ancelotti. José Mourinho, treinador do Roma, é um dos candidatos.
Acredita-se que o emprego de Mourinho no Roma esteja em risco devido aos maus resultados do clube na Serie A (três derrotas em quatro jogos). Entre 2010 e 2013, o português comandou o Santiago Bernabeu por três temporadas. Ele levou o clube ao título da La Liga em 2011-12 antes de ser demitido na temporada seguinte.
Além de Mourinho, a lista inclui Zinedine Zidane, Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino, Xabi Alonso e Oliver Glasner.
A última vez que os Merengues estiveram em ação, eles foram derrotados por 2 a 1 pelo rival Barcelona. Como resultado, a equipe de Carlo Ancelotti ficou 12 pontos atrás dos Catalães na corrida pelo título da La Liga.
Depois que o Barcelona esmagou o último colocado Elche no último sábadoil, a diferença aumentou para 15 pontos. Com isso, o Real Madrid deve garantir que não haja mais deslizes se quiser ter alguma esperança de voltar à corrida pelo título.
Carlo Ancelotti havia afirmado anteriormente que, se deixar o Real Madrid, ele se aposentará. No entanto, após os rumores sobre o Brasil, essa postura parece ter mudado. Ele agora negou essa postura e pode ser dispensado de suas funções no final da temporada se não ganhar nenhum troféu.
O técnico insistiu que vai se concentrar no Real Madrid, que joga contra o Valladolid no Campeonato Espanhol no domingo. Enquanto isso, o Brasil procura um novo técnico antes do ciclo da Copa América de 2024.