Chegou a grande final do Campeonato Carioca, que está na sua 125ª edição. Já conhecemos os seus dois finalistas, que por sinal se repetem desde 2020. O que esperar de Flamengo e Fluminense para os dois jogos que ocorrerão nos dias 1º e 9 de Abril, no glorioso Estádio do Maracanã? No sábado, dia 1º de abril, o jogo está marcado para às 20h30 e no domingo, dia 9 de abril, será às 18h.
Primeiro colocado na Taça Guanabara, ou fase de grupos e atual campeão, o Fluminense conquistou sua vaga para a final após derrotar o Volta Redonda pelo placar agregado de dois jogos de 8×2.
Por sua vez, o Flamengo, maior vencedor do Campeonato Carioca que ficou em 3º lugar na fase de grupos, se classificou após vencer o Vasco pelo placar agregado de dois jogos de 6×3.
Diferentemente da fase de semifinais não existe vantagem mediante a campanha feita na fase de grupos, o Fluminense apenas terá o mando de campo no segundo jogo, por ser o vencedor da Taça Guanabara, que foi a fase de pontos corridos. Em caso de empates nos dois jogos ou resultados iguais no placar agregado o título será decidido nas penalidades.
O Fla x Flu têm sido o clássico de maior rivalidade no Rio de Janeiro nos últimos anos, muito em função da má fase dos outros adversários.
O que o Flamengo precisa para vencer?
O Flamengo de Vítor Pereira apesar de ter vencido o clássico decisivo contra o Vasco, não vive sua melhor fase, perdendo recentemente títulos importantes e deixando a sua torcida apreensiva em jogos decisivos. Para vencer o Fluminense, o Flamengo confia na qualidade técnica e individual de seus jogadores, já que é o atual campeão da América e tem o elenco mais valioso do Brasil. Nomes como Pedro e Arrascaeta fizeram a diferença nos jogos de semifinal contra o Vasco, porém a grande estrela do time, Gabigol, não vem enfrentando uma fase muito boa.
Gabigol
Os números do camisa 10 do Flamengo não são os melhores, se comparado com temporadas anteriores. Para ser campeão, o Flamengo vai precisar, e muito, que Gabigol tenha uma atuação superior aos últimos jogos.
O que o Fluminense precisa para vencer?
Em contrapartida, o Fluminense vive desde o ano passado uma fase excelente, tendo como principal nome para justificar o bom rendimento o seu técnico Fernando Diniz. Outro destaque importante que será fundamental para o bicampeonato do Tricolor, é o atacante argentino Germán Cano, atual artilheiro do campeonato carioca com 14 gols e artilheiro do campeonato brasileiro do ano passado. O Fluminense conta também com a experiência do meio de campo Paulo Henrique Ganso e a velocidade de John Arias. O técnico Fernando Diniz é conhecido pelo seu futebol envolvente, agressivo e muito tático, portanto se o Fluminense souber aproveitar a fase ruim do Flamengo, tem grandes chances de conquistar o título.
Germán Cano
O grande nome do Fluminense, Germán Cano, tem números expressivos e que deixam a sua torcida muito empolgada. Como o Fluminense esse ano apenas disputou o campeonato carioca até o momento, seguem os números do argentino: 11 jogos, 14 gols e nenhuma assistência. Uma média de 1,2 gol por jogo, algo realmente impressionante para um jogador de 35 anos.
Fluminense Tem Mais Chances de Vencer
A final entre Flamengo e Fluminense certamente será equilibrada, o que não significa que teremos poucos gols. Como são duas partidas, existe uma expectativa que a média de gols seja de 2 ou mais por jogo. Motivados pela boa fase e pelo seu treinador realizando um trabalho excepcional, muitos acreditam na vitória do Fluminense no placar agregado de 3×2.
Quem também pode desequilibrar?
Pedro – Flamengo
A torcida do Flamengo deposita atualmente confiança no seu camisa 9, Pedro. O atacante que foi convocado para a última Copa do Mundo, vem fazendo uma temporada de 2023, no geral, muito melhor do que Gabigol. Os números de Pedro na atual temporada são: 12 jogos, 13 gols e 3 assistências, tendo uma média de 1,08 gol por jogo, sendo um jogador fundamental, apesar dos fracassos recentes nas competições. Contra o Vasco nas semifinais, Pedro balançou a rede 3 vezes, sendo 2 na segunda partida.
Paulo Henrique Ganso – Fluminense
Uma certa preocupação que a torcida do Fluminense deve ter, é a dependência do time em relação ao seu artilheiro, Cano. Percebemos isso nos números do seu Camisa 10, Ganso, com 10 jogos, 1 gol, nenhuma assistência. O técnico Fernando Diniz entendeu as qualidades do centroavante Cano e, portanto sua forma de jogar é em função dele. Mesmo assim, a torcida espera mais de Paulo Henrique Ganso, que é um jogador de técnica incontestável e que pode entregar muito mais.
No entanto, esses dois jogos serão decididos nos detalhes, como de costume nos clássicos.Serão jogos disputados, com muita qualidade técnica, garantia aos torcedores de um duelo altíssimo nível.