As seleções femininas e masculinas de vôlei conheceram nesta sexta-feira quais adversários irão enfrentar no torneio pré-olímpico para Paris 2024.
A Seleção Feminina, que é a atual vice-campeã foi sorteada no grupo B, que terá sua sede no Japão. Já a seleção masculina tem a vantagem de receber os jogos no Rio de Janeiro por ser a anfitriã do grupo A, grupo no qual aparecem seleções como a Itália, atual campeã mundial.
Ainda falando sobre a seleção masculina, o torneio pré-olímpico contará com países como Cuba, Ucrânia, República Tcheca, Irã, Qatar e Alemanha. Esse torneio ocorrerá no Maracanãzinho dos dias 30 de setembro a 8 de outubro. Repleto de rivalidades, os países mais tradicionais Brasil e Itália já se enfrentaram em olimpíadas, com o Brasil levando a melhor em Atenas e Rio. Outro grande rival do Brasil é a seleção de Cuba, caso as duas seleções se enfrentem, o jogador Leal, que é cubano naturalizado brasileiro, poderá enfrentar o seu país-natal.
No lado das mulheres, a seleção brasileira enfrentará Bulgária, Argentina, Bélgica, Porto Rico, Peru e Turquia. A principal rival da seleção feminina será o Japão, já que as duas seleções se enfrentaram recentemente no último Mundial, tendo a seleção brasileira virado o jogo, vencendo por 3 sets a 2. As meninas do Brasil precisarão tomar cuidado com a Seleção Turca que conta como a jogadora Melissa Vargas, bem conhecida pelas brasileiras e colega de clube de Macris na equipe do Fenerbahçe.
Não vai ser molezinha não. Todos os times vão dar um foco muito grande para essa competição, que é a principal do ano. Então não dá para descuidar de ninguém. Não é uma chave fácil. A gente sabe que vai encontrar dificuldades. São três times europeus, um asiático e dois sul-americanos, que a gente já conhece mais, e um da Norceca, que é Porto Rico, com uma canhota muito boa de bola. Depende de quem vai compor as seleções.
disse o técnico José Roberto Guimarães.
Se tudo der errado para as seleções masculinas e femininas, outra forma de conseguir uma vaga para as Olimpíadas de 2024 é tentar através do ranking mundial uma vaga dentre as 4 disponíveis. Atualmente a Seleção Feminina ocupa a terceira posição no ranking mundial, enquanto a masculina ocupa a quarta posição.
As seleções dão muita importância ao torneio pré-olímpico por ser uma grande oportunidade de garantir vaga para as Olimpíadas de 2024. Muitos campeonatos foram afetados pela pandemia e algumas seleções tiveram que procurar uma adaptação e prepararem-se adequadamente para as competições de alto nível. Além de conseguir a vaga direta nas olimpíadas, os torneios pré-olímpicos oferecem grande vantagem, devido ao tempo na preparação das seleções. Os organizadores do torneio acreditam que a competição será disputado e equilibrado, afinal de contas todos querem garantir a sua vaga em Paris 2024.
O Brasil está se preparando forte para este torneio, a fim de manter sua tradição. A expectativa é que as seleções masculina e feminina garantam a vaga olímpica neste torneio.