Autor: Soorya G
O campeão da Copa do Mundo e lendário atacante argentino Lionel Messi iniciou sua jornada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 alcançando um marco notável. Ele já marcou 31 gols nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, ultrapassando Luis Suárez e se tornando o maior artilheiro de todos os tempos nesse torneio. O atacante argentino contribuiu com dois gols durante o primeiro tempo contra o Peru em Lima, posicionando-se firmemente no topo da tabela de artilharia do torneio.
Antes do início da atual campanha de qualificação, o recorde de maior número de gols em eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo era de Luis Suárez. Suárez e Messi compartilham uma relação próxima desde o tempo em que estiveram juntos no Barcelona. Suárez, que atualmente joga pelo time brasileiro Grêmio, foi excluído da equipe uruguaia por Marcelo Bielsa, assim como o veterano Edinson Cavani. Durante uma carreira brilhante pela seleção nacional, Suárez marcou 29 gols nas eliminatórias da CONMEBOL em 62 partidas. Depois de marcar dois gols, Messi agora tem 31 gols em 63 jogos.
Surpreendentemente, apesar de ser o maior artilheiro de todos os tempos nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, Messi nunca terminou uma edição como o artilheiro principal. Seu melhor desempenho foi durante a campanha para a Copa do Mundo de 2014, quando marcou 10 gols, enquanto Suárez o superou com 11 gols.
Na edição anterior das eliminatórias para a Copa do Mundo, o maestro argentino contribuiu com sete gols. O último jogador de sua equipe nacional a conquistar o título de artilheiro do torneio foi Hernán Crespo, em 2002, com 10 gols, igualando-se a Agustin Delgado, do Equador.
Messi também tem a distinção de ser o maior artilheiro de qualquer time nacional sul-americano, com 106 gols em 178 confrontos pela Argentina. Além disso, ele se tornou o jogador com o maior número de participações na Copa do Mundo no Catar no ano passado, jogando 26 partidas em cinco edições do torneio. Em agosto, o virtuoso do futebol estabeleceu um novo marco ao acumular o maior número de títulos na história do esporte, com um total de 42 títulos em seu nome.