Autor: Amrit Santlani
Itália x Malta – 4:0
As eliminatórias da UEFA Euro 2024 continuaram na noite de sábado e a Itália, atual campeã da Euro 2020, enfrentou Malta.
O elenco de Luciano Spalleti recebeu Malta no Stadio San Nicola, mas toda a preparação antes do jogo foi dominada por um escândalo de apostas. As autoridades policiais locais interrogaram Sandro Tonali e Nicolo Zaniolo no centro de treinamento da equipe nacional em Coverciano, em Bari. Os dois jogadores da Premier League deixaram a concentração mais tarde e a tarefa da Azzurra ficou ainda mais difícil devido às lesões.
Mas a vantagem do time da casa era inegável. Por exemplo, eles superaram os visitantes: 16-2. Já aos 5 minutos, a cabeçada de Gianluca Mancini acertou o travessão após uma cobrança de escanteio.
A Azzurra começou o jogo em alta quando Moise Kean tentou driblar para dentro da área, mas foi bloqueado, e a bola chegou aos pés de Bonaventura, que chutou de primeira no canto superior direito. Ele se tornou o jogador mais velho a marcar um gol pela Itália
Pouco antes do intervalo, Berardi marcou seu sétimo gol com a camisa da seleção, encerrando um jejum pessoal de quase dois anos, quando o chute do atacante bateu na trave e entrou para dar à Itália uma vantagem de 2 a 0 no intervalo.
Após o reinício do confronto, Berardi completou sua marca com um belo gol de equipe. Gianluigi Donnarumma começou o ataque, passou para Giacomo Raspadori, cujo cruzamento foi direcionado a Kean. O atacante não conseguiu punir Malta, mas Berardi estava à disposição para fazer o estrago.
Frattesi entrou no segundo tempo e marcou seu terceiro gol em dois jogos pela Itália, dando à sua equipe uma vitória muito necessária antes da partida contra a Inglaterra, líder da tabela.
A Itália continua em segundo lugar no Grupo C, atrás da Inglaterra por três pontos, antes do embate entre as duas equipes em Wembley na terça-feira.
A Ucrânia também está empatada em pontos com os italianos, pois venceu a Macedônia do Norte por 2 a 0, mas a Azzurra tem um jogo a menos. As duas melhores equipes do grupo se juntarão a Espanha, Portugal e França, que já se classificaram para a Euro 2024.
Em outros jogos da rodada:
- Ucrânia – Macedônia do Norte – 2:0
- Irlanda do Norte x San Marino – 3:0
- Bulgária x Lituânia – 0 x 2
- Eslovênia – Finlândia – 3:0
- Hungria – Sérvia – 2:1 (ao mesmo tempo, os sérvios acertaram a trave duas vezes, e dois de seus gols foram anulados)
- Dinamarca – Cazaquistão – 3:1
EUA x Alemanha – 1:3
A Alemanha, que sediará a Euro 2024, venceu os Estados Unidos em um amistoso no Rentschler Field, em Connecticut.
Pulisic marcou um gol logo no início para os anfitriões, mas estava impedido, e Matt Turner salvou os EUA ao fazer uma defesa importante para impedir o chute de longa distância de Pascal Gross.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, Pulisic passou deslumbrado por dois defensores alemães antes de soltar a bomba e marcar um belo gol de abertura, mas a alegria durou pouco, pois Gundogan empatou o jogo 11 minutos depois, após uma corrida de Leroy Sane.
Após o reinício da disputa, Turner voltou a salvar a sua equipe ao defender um chute forte de Fullkrug, mas o alemão acabou marcando o seu gol aos 58 minutos, conseguindo aparecer sozinho na linha de fundo e vencendo a armadilha de impedimento dos EUA.
Minutos depois, Musial dobrou a vantagem da Alemanha quando o jovem chutou para o gol após um desvio de bola para selar a vitória do seu time.
Foi a primeira conquista de Nagelsmann como técnico da seleção alemã depois que Hansi Flick foi demitido após a surpreendente derrota por 4 a 1 para o Japão. Rudi Voller assumiu o comando interinamente na derrota por 2 a 1 para a França em setembro, mas, faltando menos de oito meses para a Euro 2024, a Die Manschaft está mostrando sinais promissores sob o comando do novo técnico. A próxima tarefa de Nagelsmann é outro amistoso contra o México, em 18 de outubro, na Filadélfia.