Autor: Chandra Moulee Das
O evento UFC Vegas 81 Fight Night foi realizado na noite de sábado (14 de outubro) no Apex Facility em Las Vegas, Nevada. A atração principal do evento foi o confronto entre os pesos penas Sodiq Yusuff e Edson Barboza. Durante a pesagem oficial na sexta-feira, Yusuff pesou 66 kg, enquanto Barboza pesou 66,2 kg.
Além disso, o evento co-principal contou com Jennifer Maia e Viviane Araujo em uma luta feminina no peso mosca. Maia pesou 56,7 kg, enquanto Araujo pesou 57,1 kg.
Luta de pesos-penas: Sodiq Yusuff (NIGÉRIA) – Edson BARBOZA (BRASIL)
No evento principal do UFC Fight Night, Barboza enfrentou um desafio formidável de Yusuff. Barboza resistiu a uma tempestade inicial com Yusuff desferindo uma série de golpes poderosos na troca inicial. Apesar de estar à beira de uma possível finalização, a queda de Yusuff permitiu que Barboza recuperasse a calma. Dois juízes deram a Yusuff uma pontuação de 10-8 no round.
Barboza ganhou impulso no segundo round, diminuindo a margem competitiva. O terceiro round testemunhou um momento crucial, quando Barboza executou um chute giratório característico que abalou severamente Yusuff. No entanto, Barboza não conseguiu capitalizar, tentando um estrangulamento D’arce quando o tempo se esgotou. Os juízes favoreceram Barboza nos rounds seguintes, resultando em placares de 48-46, 48-46 e 49-46 a favor do experiente veterano.
Luta de peso médio: Andre Petroski (EUA) x Michel PEREIRA (BRASIL)
No better way to introduce yourself to the middleweight division 🤯@UFCPereira gets the finish in round one! #UFCVegas81 pic.twitter.com/iVnhR3NtIx
— UFC (@ufc) October 14, 2023
Após um hiato de 17 meses, Michel Pereira estava escalado para enfrentar Marc-André Barriault no UFC Fight Night. No entanto, Barriault se retirou devido a razões médicas, o que levou à sua substituição por Andre Petroski. Pereira garantiu a vitória no primeiro round com um nocaute técnico.
Michel Pereira trabalhou rapidamente contra Andre Petroski no UFC Fight Night 230, derrubando-o com um soco poderoso no início da luta e garantindo uma finalização por nocaute técnico em pouco mais de um minuto de luta.
Luta de pesos-moscas: Edgar Chairez (México) x Daniel LACERDA (BRASIL)
A revanche programada entre Edgar Chairez e Daniel Lacerda foi cancelada após a pesagem devido a um problema médico não revelado, não relacionado ao peso de Lacerda. A dupla já havia se enfrentado anteriormente no evento Noche UFC, em setembro. No entanto, a luta entre os pesos-moscas foi considerada sem resultado devido a um erro do árbitro.
No primeiro round do combate, o árbitro Chris Tognoni acreditou erroneamente que Lacerda havia sido sufocado inconsciente pela guilhotina de Chairez e interrompeu prematuramente a luta. O brasileiro de 27 anos contestou prontamente a decisão e, ao analisar as imagens de vídeo, os árbitros confirmaram o erro de Tognoni, com a luta sendo oficialmente declarada sem resultado.