Autor: Amrit Santlani
Portugal – Eslováquia – 3:2
Depois dos gols de Ramos e Ronaldo (de pênalti), os anfitriões assumiram a liderança – 2 a 0 ao final de meia hora de jogo. A Eslováquia revidou com um chute desviado de David Hancko (69 min), que foi o primeiro gol que a equipe portuguesa sofreu nas eliminatórias. No entanto, Ronaldo aproveitou um cruzamento de Bruno Fernandes para fazer 3 a 1. Esse é o seu 700º gol na carreira, excluindo pênaltis (com pênaltis – 857º).
Stanislav Lobotka acertou um chute de longa distância para reduzir o déficit, mas a Seleção segurou a sétima vitória consecutiva nas eliminatórias. Sob o comando de Roberto Martinez, a equipe continua invicta.
Observe que esses foram o 124º e o 125º gols de Ronaldo pela seleção nacional. Ele lidera a lista dos maiores artilheiros da história das seleções nacionais, à frente de Ali Daei (Irã), por 17 gols, e Lionel Messi (Argentina), pro 21.
“Cristiano Ronaldo está vivendo um grande momento, jogando muitos minutos e marcando muitos gols pelo seu clube“, disse Martinez após a vitória de Portugal, elogiando o capitão talismã. “Ele tem muita experiência com a equipe nacional e é um ponto de referência para os jovens jogadores. O importante foi o resultado. Em sete jogos, mostramos uma atitude perfeita. Estou muito satisfeito, mas é apenas uma etapa.“
Holanda x França – 1:2
Vice-campeã da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar, a França permaneceu invicta durante toda a campanha das eliminatórias e garantiu o primeiro lugar no Grupo B com uma vitória por 2 a 1 sobre a Holanda, graças a dois gols de Kylian Mbappe.
Em Amsterdã, Mbappe abriu o placar sete minutos após o início do jogo contra um time holandês desfalcado. Ele completou sua marca com outro belo gol de curva aos oito minutos do segundo tempo. O segundo gol foi o 42º gol internacional de Mbappe, que ultrapassou a lenda francesa Michel Platini, saltando para o quarto lugar na lista dos maiores artilheiros de todos os tempos.
Quinlindschy Hartman marcou em sua estreia, mas não conseguiu salvar os holandeses. Mbappe teve a chance de marcar três gols, mas o jogador de 25 anos acertou o travessão em um chute no final da partida.
A derrota da Holanda para a França complicou as coisas para os holandeses, que estão em terceiro lugar, com nove pontos, e enfrentarão a Grécia em Atenas na segunda-feira, em um empate virtual para decidir qual equipe terminará em segundo lugar no Grupo B.
Áustria x Bélgica – 2:3
Em Viena, a Áustria lutou bravamente, mas os Diabos Vermelhos garantiram a vitória por 3 a 2. A Bélgica vencia por 3 a 0 aos 58 minutos de jogo, graças aos dois primeiros gols de Lukebakio pela seleção, enquanto o capitão Lukaku também marcou seu nono gol nas eliminatórias.
Konrad Laimer acertou um chute de longa distância para dar aos anfitriões um vislumbre de esperança. Pouco depois, a Bélgica ficou com dez homens, Amadou Onana recebeu o segundo amarelo e Arthur Theate sofreu um pênalti por toque de mão. Marcel Sabitzer virou o jogo a favor da sua equipe, mas não conseguiu marcar o gol de empate.
Com a derrota, a Áustria continua sete pontos à frente da Suécia no Grupo F, que tem um jogo a menos.
Em outras partidas do dia do jogo, foram registrados os seguintes resultados:
- Irlanda – Grécia – 0:2
- Estônia – Azerbaijão – 0:2
- Islândia – Luxemburgo – 1:1
- Liechtenstein – Bósnia e Herzegovina – 0:2