Autor: Barkha Roy
Espanha – Escócia – 2:0
Álvaro Morata e Oihan Sancet garantiram a vitória da Espanha por 2 a 0 na partida do Grupo A da Euro 2024 contra a Escócia, impedindo que os escoceses comemorassem. Esse resultado deixou a Escócia frustrada em sua busca por uma vaga na final.
No momento, a Escócia lidera o grupo com 15 pontos em seis jogos, sofrendo sua primeira derrota nesta campanha. Enquanto isso, a Espanha acumulou 12 pontos em cinco confrontos, e a Noruega tem 10 pontos em seis partidas.
A Escócia garantirá sua classificação se a Noruega não vencer a Espanha no próximo embate, no domingo.
O triunfo da Espanha amplia seu impressionante recorde de 25 vitórias consecutivas em casa nas eliminatórias para a Euro, que remonta a 2003. No entanto, eles enfrentaram uma defesa escocesa resistente durante a maior parte do jogo. A perda do capitão Andy Robertson por lesão pouco antes do intervalo foi um revés para os visitantes.
No segundo tempo, a Escócia acreditava ter assumido a liderança quando Scott McTominay marcou de falta, mas o gol foi anulado por impedimento.
Ferran Torres teve uma oportunidade individual logo no início contra o goleiro escocês Angus Gunn, mas errou o alvo. A Espanha chegou perto novamente quando o chute de Mikel Merino de fora da área acertou a trave.
A cobrança de falta de McTominay, feita de um ângulo difícil, encontrou o caminho para a rede na trave. No entanto, uma verificação do árbitro assistente de vídeo (VAR) determinou que o zagueiro Jack Hendry estava em posição de impedimento, anulando o gol. Por fim, a Espanha aproveitou a posse de bola quando Morata cabeceou um cruzamento de Jesús Navas.
A vitória foi selada quando o inexplicável escorregão de Aaron Hickey, sem qualquer pressão, permitiu que Sancet marcasse o gol a partir de um cruzamento de Joselu. Vale a pena observar que houve algum debate sobre se o toque final foi do zagueiro Ryan Porteous.
Croácia – Turquia – 0:1
Na estreia da Croácia nas eliminatórias para a Euro 2024, na Opus Arena, em Osijek, os croatas enfrentaram a Turquia em uma partida que terminou com uma atmosfera moderada, já que a Turquia saiu vitoriosa com um placar de 1 a 0, colocando-os na liderança do Grupo D.
A disputa começou animada, pois a Turquia teve uma oportunidade de marcar aos 2 minutos, mas o goleiro da Croácia, Dominik Livakovic, fez uma defesa fundamental. O croata Josko Gvardiol, um destaque na defesa, afastou o perigo, permitindo que sua equipe avançasse.
As intervenções de Gvardiol continuaram aos 18 minutos, desviando a bola para outro escanteio da Turquia, o quarto da partida. A Croácia conseguiu seu segundo escanteio aos 20 minutos, e houve uma troca promissora entre Luka Modric e Mateo Kovacic aos 21 minutos.
No entanto, o primeiro tempo foi uma luta para a Croácia. Os croatas tiveram dificuldade para ganhar a posse de bola, viraram o jogo com frequência e faltou criatividade no ataque. Suas dificuldades culminaram aos 30 minutos, quando perderam a bola no campo da Turquia, o que levou a um gol de Barış Alper Yılmaz, colocando a Turquia à frente por 1 a 0.
Os erros e as dificuldades da Croácia continuaram no segundo tempo, prejudicando seu progresso. A equipe teve dificuldade para criar oportunidades de chute e, aos 53 minutos, o chute de Yilmaz para a Turquia por pouco não acertou o travessão.
Aos 62 minutos, a Croácia fez substituições, injetando nova energia em seu jogo. Isso levou a uma ligeira melhora, com Modric e Luka Majer orquestrando uma jogada brilhante para colocar Kovacic, mas o chute foi bloqueado.
A Croácia começou a mostrar mais compostura e controle em comparação com o primeiro tempo, mas as oportunidades claras de gol continuaram escassas. Aos 89 minutos, um possível toque de mão na área inicialmente levou à concessão de um pênalti para a Croácia, mas uma revisão do VAR reverteu a decisão.
Em outras partidas do dia do jogo, foram registrados os seguintes resultados:
- Chipre – Noruega – 0:4
- Letônia – Armênia – 2:0
- Albânia – República Tcheca – 3:0
- Ilhas Faroe – Polônia – 0:2
- Andorra – Kosovo – 0:3
- Bielorrússia – Romênia – 0:0