Autor: Vishwajit Sawant
O Botafogo conquistou mais uma vez o título de melhor time visitante do Brasileirão, ultrapassando o Flamengo após a recente vitória contra o Fluminense. Com uma vantagem de 53,8% em pontos conquistados fora de casa, o Botafogo agora lidera, enquanto a posição do Flamengo caiu para 52,4% após o empate com o Corinthians. Embora o Flamengo tenha mais pontos fora de casa (22, em comparação com os 21 do Botafogo), o fato de ter jogado uma partida a mais enfatiza a notável forma fora de casa do Botafogo.
Anteriormente, o Botafogo havia perdido momentaneamente esse título após uma derrota para o Atlético-MG na 23ª rodada. No entanto, eles têm a chance de recuperar o primeiro lugar na próxima rodada, quando o Botafogo enfrenta o América-MG e o Flamengo encara o Cruzeiro. É interessante notar que, nos últimos 12 anos, o melhor time visitante frequentemente venceu o Campeonato Brasileiro, o que dá um significado extra a essa competição.
Por outro lado, os clubes de Minas Gerais têm mostrado força como visitantes no Brasileirão. O Atlético-MG, nono colocado na classificação geral com 40 pontos, possui a terceira melhor campanha fora de casa, com 48,7% de aproveitamento e 19 pontos como visitante. O Cruzeiro, atualmente em 15º lugar na classificação geral com 30 pontos, ocupa o quinto lugar no aproveitamento de pontos fora de casa, com 44% de aproveitamento e 16 pontos conquistados.
Por outro lado, clubes como o Grêmio e o Internacional do Rio Grande do Sul, apesar de ocuparem posições mais altas na classificação geral (3º e 12º, respectivamente), enfrentaram desafios quando jogaram fora de casa. O Grêmio tem apenas a 11ª melhor campanha fora de casa, com uma taxa de sucesso de 30,8%, enquanto o Internacional ocupa a 13ª posição, tendo conquistado apenas 11 pontos como visitante, o que se traduz em uma taxa de sucesso de 28%.
A grande diferença entre o desempenho em casa e fora influencia significativamente a classificação geral do Brasileirão. Normalmente, as equipes que se destacam no desempenho em casa também estão perto do topo da classificação geral. Os quatro primeiros times na classificação geral – Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Bragantino – ocupam todos as cinco primeiras posições na classificação em casa. No entanto, há exceções, como o Fluminense e o São Paulo, que apresentam um bom desempenho em casa, mas têm dificuldades quando jogam fora.
Por fim, a partida entre Cuiabá e Cruzeiro, pela 26ª rodada do Brasileirão, foi adiada para sábado devido ao fato de o gramado da Arena Pantanal estar reservado para o jogo da seleção brasileira contra a Venezuela pelas eliminatórias da Copa do Mundo.