Autor: Dhruv Patil
O zagueiro Joaquim, estrela do Santos FC, está atraindo grande atenção dos times de futebol europeus. No entanto, o clube brasileiro enfrenta atualmente desafios na negociação de qualquer possível negócio para o jogador.
Joaquim, que chegou ao Santos nesta temporada, rapidamente se estabeleceu como zagueiro titular da equipe. Seu desempenho impressionante em campo chamou a atenção de clubes da Rússia e da Itália. Fontes próximas ao jogador, que veste a camisa de número 28, esperam que ofertas oficiais cheguem durante a próxima janela de transferências, em janeiro.
No entanto, o Santos está atualmente em uma posição em que não pode se envolver em nenhuma negociação. A razão para essa restrição decorre da política interna do clube que está nos últimos 90 dias da administração do presidente Andrés Rueda. Assim, todas as decisões relativas a transferências de jogadores, tanto de entrada quanto de saída, precisam da aprovação do Conselho Deliberativo. Como as eleições presidenciais do Santos estão marcadas para dezembro e não se espera que Rueda se candidate à reeleição, o clube está de mãos atadas quando se trata de negociações de jogadores.
Essa não é a primeira vez que Joaquim está no radar de times europeus. No início de 2023, o clube russo Krasnodar demonstrou interesse no zagueiro e até discutiu um possível preço. No entanto, essas conversas não se concretizaram. Curiosamente, o Santos também conversou com o Krasnodar, mas seu foco era a aquisição do zagueiro paraguaio Junior Alonso.
A aquisição de Joaquim junto ao Cuiabá no início deste ano custou ao Santos cerca de R$ 17 milhões. O versátil jogador, que também pode atuar como lateral-direito, é conhecido por sua velocidade, agilidade e capacidade de despistar os adversários. Na atual temporada, ele participou de 28 jogos, marcou um gol e deu três assistências.
Embora o talento de Joaquim seja inegável e tenha atraído o interesse da Europa, a atual situação administrativa do Santos impede qualquer negociação imediata. Os próximos meses serão cruciais para determinar o futuro do jovem zagueiro.