Autor: Chandra Moulee Das
Na noite de sábado, 7 de outubro, o UFC organizou um evento Fight Night no Apex Facility em Las Vegas, Nevada. O evento principal contou com uma luta da divisão dos leves, na qual o décimo colocado no ranking Grant Dawson tentou defender sua posição contra Bobby Green.
Combate de pesos leves: Grant Dawson (EUA) – Bobby Green (EUA)
BOBBY GREEN JUST STARCHED GRANT DAWSON IN 30 SECONDS ?!
— 🌴ᴛʜᴇᴀʀᴛᴏꜰᴡᴀʀ🌴 (@TheArtOfWar6) October 8, 2023
Poucos instantes após o início da luta, Green acertou um direto de esquerda preciso que mandou Dawson para a lona. Green seguiu rapidamente, aplicando uma enxurrada de golpes de ground and pound até que a luta foi interrompida aos 0:33 do 1º round.
Apesar de ser um lutador de 37 anos e sem ranking, Bobby Green entrou na luta como um grande azarão. No entanto, ele eliminou Dawson com eficiência, demonstrando um timing impecável com a mão esquerda direta que levou à rápida derrota de Dawson.
No UFC 291, em julho, Green venceu Tony Ferguson, marcando uma das vitórias mais notáveis de sua carreira. Ele deu continuidade a esse ímpeto ao derrotar Grant Dawson, que era amplamente considerado um forte concorrente, tendo mantido uma sequência invicta que remontava a 2016 antes dessa derrota.
Após essa conquista, espera-se que Bobby Green volte a entrar no ranking e provavelmente será escalado para outra luta de alto nível, dada a abundância de competidores proeminentes e emocionantes na categoria de peso de 155 lb.
Luta de pesos pesados: Philipe LINS (BRASIL) – Ion Cutelaba (Moldávia)
Durante o UFC Vegas 80, a luta entre Philipe Lins e Ion Cutelaba foi retirada do card na noite de sábado devido ao fato de Lins ter adoecido no dia da luta. Apesar dos esforços dos profissionais médicos, a luta teve que ser retirada da programação. Esse desenvolvimento foi comunicado durante a transmissão do UFC Vegas 80.
Esse incidente marca a terceira ocasião em que Lins se envolveu em um confronto que teve que ser cancelado em cima da hora. Uma situação semelhante ocorreu em uma luta de pesos pesados em 2021, quando Lins se retirou do card pouco antes da pesagem, onde estava programado para enfrentar Ben Rothwell. Depois, em 2022, a luta de Lins com Maxim Grishin foi cancelada durante a transmissão do UFC APEX.
Preliminares – Luta de peso mosca: Nate Maness (Estados Unidos) – Mateus MENDONCA (BRASIL)
UFC Fight Night 229 : Dawson vs. Green. Nate Maness (W) Final KO/TKO (Punches) R1, 4:4O ]vs Mateus Mendonca #UFCVegas80 the finish. pic.twitter.com/xIdjLzgcPd
— Just ripped a bong hit with my bear Ted (@stonedagainbro) October 7, 2023
Mateus Mendonça foi decidido a garantir uma finalização de perna contra Nate Maness no UFC Fight Night 229, o que acabou levando ao seu próprio nocaute. Maness demonstrou sua habilidade no ground-and-pound ao contra-atacar as repetidas tentativas de luta de Mendonca com golpes fortes no rosto, levando o árbitro a intervir aos 4:40 do 1º round.
Essa vitória tem um peso significativo para Maness, que entrou na luta depois de duas derrotas consecutivas contra Umar Numragomedov e Tagir Ulanbekov. Ele aproveitou a oportunidade para deixar essa sequência para trás e fez uma convocação para seu próximo adversário após a luta.