Autor: Vishwajit Sawant
Em um acontecimento importante para o futebol sul-americano, o vencedor da Copa Conmebol Libertadores, que será decidida no dia 4 de novembro no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ganhará um privilégio extraordinário: uma vaga garantida em duas edições da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
A primeira dessas oportunidades surge já neste ano, com a Copa do Mundo de Clubes programada para ser realizada entre 12 e 22 de dezembro na Arábia Saudita. Esse torneio, que segue o formato atual com sete clubes, deve se aposentar em breve, como a FIFA já indicou. A segunda vaga está reservada para a Copa do Mundo de Clubes de 2025, uma edição ampliada com 32 clubes participantes, organizada pelos Estados Unidos como precursora da Copa do Mundo da FIFA de 2026.
Dos sete clubes que disputarão a Copa do Mundo de Clubes de 2023 na Arábia Saudita, seis já estão confirmados, restando apenas a vaga do campeão da Libertadores. Entre essas equipes estão o Urawa Red Diamonds (Japão), Al Ahly (Egito), León (México), Auckland City (Nova Zelândia), Manchester City (Inglaterra) e Al Ittihad (Arábia Saudita).
Em um vislumbre do futuro, a Copa do Mundo de Clubes de 2025 verá a representação do futebol sul-americano se expandir. A América do Sul tem direito a seis vagas nesse grande torneio, com a Conmebol decretando que quatro dessas vagas serão preenchidas pelos campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024. Como resultado, o Palmeiras (campeão de 2021) e o Flamengo (campeão de 2022) já garantiram suas vagas.
As duas posições restantes serão determinadas por um sistema de classificação elaborado pela Conmebol, levando em conta o desempenho dos clubes em competições continentais entre 2021 e 2024. Essa classificação também levará em conta o campeão da Libertadores de 2024, caso seja um clube que tenha vencido a competição nos três anos anteriores.
Os critérios específicos para esse ranking ainda não foram definidos, mas é provável que a Conmebol dê um peso considerável à Copa Sul-Americana, motivando assim as equipes a participarem com força total.
Em um movimento paralelo, a Europa garantiu 12 vagas substanciais na Copa do Mundo de Clubes de 2032. A UEFA, assim como a Conmebol, garantiu vagas para os quatro campeões da Liga dos Campeões de 2021 a 2024, com outras vagas a serem determinadas por meio de um sistema de classificação. Consequentemente, o Chelsea (2021), o Real Madrid (2022) e o Manchester City (2023) já têm seus lugares garantidos na Copa do Mundo de Clubes de 2025, preparando o terreno para um emocionante confronto intercontinental de futebol.