Autor: Monojit Mandal
James Harden, o armador estrela do Philadelphia 76ers, retornou com determinação ao campo de treinamento da equipe na NBA na quarta-feira, marcando sua presença no campus do Colorado State. Apesar dos contínuos rumores de negociação e de um relacionamento tenso com a diretoria do Sixers, Harden foi direto para o campo de treinamento, dando a impressão de que estava totalmente comprometido com a próxima temporada da equipe.
Harden retornou ao 76ers depois de não ter comparecido ao dia da mídia da equipe em Nova Jersey no início da semana e ao primeiro dia de treinamento no Colorado. O 10 vezes All-Star já havia declarado seu desejo de ser negociado, chegando a criticar abertamente o presidente da equipe, Daryl Morey, durante um evento promocional na China, chamando-o de “mentiroso”.
No entanto, na quarta-feira, as atenções se voltaram para o comportamento de Harden dentro da quadra, em vez de suas reclamações fora dela. De acordo com Nick Nurse, o novo técnico do Sixers, ele teve uma conversa proveitosa com Harden imediatamente antes dos treinos, o que indica um possível alívio no relacionamento entre eles.
O retorno de Harden transmitiu uma mensagem clara aos seus companheiros de equipe, que o receberam calorosamente. Tobias Harris, um colega de equipe, enfatizou que a presença de Harden em quadra demonstrava sua fidelidade aos objetivos do elenco. “O envolvimento dele, na minha opinião, está relacionado ao fato de ele estar aqui”, disse Harris. “Seu jeito e vigor hoje deixaram isso claro para todos.” Ele quer vir aqui e competir conosco para fazer as coisas acontecerem. Isso é tudo o que importa: sua paixão e compromisso comigo e com o resto da equipe.“
O 76ers agora está treinando na Moby Arena, que também abriga os times de basquete do Colorado State Rams. Apesar da presença da mídia, Harden preferiu não falar com os repórteres, deixando que suas ações na quadra falassem por si só. Seus colegas, que conheciam bem os elementos comerciais do basquete profissional, pareceram compreender sua posição.
Com o início do acampamento de treinamento do Sixers na pitoresca Fort Collins, Colorado, o proprietário do Sixers, representado por David Adelman, revelou que o técnico Nurse solicitou que a viagem ao Colorado incluísse treinamento em altitude elevada, aproveitando a elevação do local, que fica a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. Essa medida foi tomada para melhorar o condicionamento e o desempenho da equipe, o que pode dar aos Sixers uma vantagem na próxima temporada.