Autor: Monojit Mandal
O Phoenix Suns, aparentemente, não mostrou relutância em adquirir Grayson Allen, um jogador conhecido por suas explosões contenciosas na quadra, em uma jogada chocante. Apesar da reputação de Allen como um jogador “sujo”, o Suns expressou confiança em sua capacidade de se encaixar na cultura da equipe, de acordo com Duane Rankin, do AZCentral.
A fama de Allen vem de seus dias na Universidade de Duke, quando adquiriu renome ao tropeçar em adversários em várias ocasiões. Seu mau comportamento atingiu o auge em 2016, quando foi suspenso indefinidamente pela Duke por dar uma rasteira em um jogador de Elon. A punição, no entanto, foi retirada após apenas um jogo.
Os hábitos combativos de Allen também foram vistos na NBA, principalmente em um confronto acalorado com DeMar DeRozan, na última temporada. Mesmo assim, o Suns buscou uma troca, na qual Allen foi adquirido como parte de uma transação de três equipes, na qual Damian Lillard foi transferido para o Milwaukee Bucks. O Phoenix obteve Jusuf Nurkic, Grayson Allen, Nassir Little e Keon Johnson, em troca de Deandre Ayton e uma escolha de segunda rodada, Toumani Camara.
A carreira de cinco anos de Allen na NBA tem sido uma combinação de potencial e escândalo, com uma média de 9,7 pontos, 2,8 rebotes e 1,7 assistência por jogo. Ele foi titular em 70 jogos do Milwaukee Bucks na última temporada, mas, em Phoenix, provavelmente será reserva de grandes armadores.
Allen, que mede 1,80 m e é reconhecido por sua capacidade de arremesso e rapidez, tem uma porcentagem de arremessos de três pontos de 38% na carreira e uma média de 9,2 pontos por jogo na NBA. Suas habilidades defensivas e sua agressividade em quadra também chamaram a atenção.
Apesar de seu estilo de jogo agressivo e de seu histórico de atitudes controversas, muitos no mundo do basquete reconhecem a importância de Allen como um jogador versátil e companheiro de equipe leal. Ele é conhecido por sua ética de trabalho inabalável e dedicação ao seu clube, atributos que podem torná-lo um recurso útil para o Suns, que deseja reforçar seu elenco e competir em alto nível nesta temporada.